Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Zalman ZM850-HP Plus


     38.549 visualizações    Energia    8 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Zalman ZM850-HP Plus

Distribuição da Potência

Na Figura 15 você pode ver a etiqueta contendo todas as especificações de potência desta fonte.

Zalman ZM850-HP Plus
Figura 15: Etiqueta da fonte de alimentação

Esta fonte tem quatro barramentos virtuais de +12 V, informação confirmada pela presença de circuitos de proteção contra sobrecarga de corrente individuais instalados em cada barramento (ver Figura 16). Clique aqui para aprender mais sobre este assunto.

Zalman ZM850-HP Plus
Figura 16: Sensores de corrente (“shunts”)

Os barramentos estão distribuídos da seguinte forma:

  • +12V1 (fio amarelo com listra preta): Um dos conectores ATX12V (metade do conector EPS12V), um dos cabos de alimentação para placas de vídeo do sistema de cabeamento modular, conectores de alimentação para periféricos
  • +12V2 (fio amarelo sólido): Cabo principal da placa-mãe, um dos conectores ATX12V (metade do conector EPS12V)
  • +12V3 (fio amarelo com listra azul): O cabo de alimentação para placa de vídeo que está permanentemente instalado na fonte
  • +12V4 (fio amarelo com listra verde): Um dos cabos de alimentação para placas de vídeo do sistema de cabeamento modular, conectores de alimentação SATA

Com quatro barramentos e três cabos de alimentação para placas de vídeo, o fabricante deveria ter colocado cada cabo para placa de vídeo em um barramento separado e o processador no quarto barramento. Mas eles dividiram o conector de alimentação do processador em dois barramentos, fazendo com que metade do conector EPS12V ficasse misturado com um dos cabos de alimentação para placas de vídeo. Portanto, para uma melhor distribuição, nós recomendamos que você use o cabo da placa de vídeo que está permanentemente instalado na fonte e o conector do sistema de cabeamento modular que está mais próximo dos cabos que estão permanentemente instalados na fonte, já que este é o conector que está instalado no barramento +12V4, evitando o conector que está disponível no meio do sistema de cabeamento modular, que é o que compartilha o barramento com o conector EPS12V.

Vamos ver agora se esta fonte pode realmente fornecer 850 W.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Ela é bonita, mas não é boa e muito menos barata.

Essa passa longe das minhas recomendações, a não ser que tenha vindo uma amostra defeituosa. (se tiver vindo, tomara que o defeito não seja comum, que não se tenha uma outra série APS)

Me parece, de acordo com o Gabriel, que a Zalman está mandando uma outra ZM-850-HP Plus para ser testada.

Só falta começar a pouca vergonha de ficar enviando fontes mais parrudas para serem testadas sendo que não são elas que vão estar no mercado, como a 3r System fez com a iceage 650W.

Na minha opinião, se alguma amostra apresentar qualquer componente diferente dos modelos que vão ser comercializados o teste deveria ser invalidado pois não vai ser essa a fonte que as pessoas vão estar comprando.

Tomara que a zalman envie uma amostra identica a que vai ser vendida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após entrarmos em contato com a Zalman explicando esses resultados, eles nos enviaram uma segunda amostra do produto – afinal, poderíamos ter recebido um produto defeituoso. No entanto, a segunda amostra apresentou exatamente o mesmo problema de regulação na saída +3,3 V sendo, portanto, uma falha de projeto.

Parece que já testaram a segunda amostra e o resultado foi o mesmo. Pelo jeito a Zalman só acerta nos coolers mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que já testaram a segunda amostra e o resultado foi o mesmo. Pelo jeito a Zalman só acerta nos coolers mesmo.

Realmente golfcharlie, a segunda fonte foi enviada e testada. Eu não li o teste daqui, apenas quando ele saiu lá fora. Justamente por isso, postei a notícia incompleta.

Agora em relação as fontes da Zalman, não é bem assim, pois várias delas já foram testadas pelo CdH e foram aprovadíssimas.

A minha primeira fonte decente que eu tive foi a ZM-600-HP, depois passei para a ZM-750-HP e mais adiante a ZM-850-HP e todas sempre foram de um silêncio e desempenho muito bom. Tenho-as até hoje e estão em perfeito estado, com exceção da minha ZM-850-HP que está no pc do meu sobrinho, segurando todos aqueles jogos e mais jogos.

Agora, concordo que essa nova ZM-850-HP Plus, apesar de ter conseguido o selo de Silver (como ela entregou a sua potência rotulada, não haveria como não pegar esse selo, de acordo com a Ecos) é uma decepção por ter apresentado esse problema de regulação na saída +3,3V.

Quem sabe o teste do CdH sirva de um alerta para a Zalman, pois o teste da ZM-850-HP Plus está em quase todos os sites.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente entristecedora essa notícia... tenho uma ZM600-HP a uns 2 anos e é só alegria, nunca deu problemas e está inteira... esperava uma boa melhoria nessa nova "safra" de fontes, no cabeamento principalmente... acontece =/.

Mas uma coisa é certa, os preços aplicados nos produtos Zalman são de uma "periglitância" extraordinária para o bolso do povo tupiniquim, e concordo em não aprova-las, principalmente pelo fator custo...

...Zalman is going down :'(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!