
Introdução
Nossos leitores estão acostumados aos testes de diferentes periféricos voltados para jogos – headsets, mouses e teclados. Como (infelizmente) a vida não pode se resumir apenas à diversão, dessa vez encaramos um teclado voltado exclusivamente para trabalhar: o Logitech K800, um modelo sem fio com teclas muito confortáveis que proporcionam uma sensação fantástica ao digitar. A experiência foi tão boa que nem o trabalho incomodou tanto. Vamos falar de suas características físicas, descrever as novidades e avaliar como o teclado se saiu.
Figura 1: O teclado K800
Com design elegante, o K800 é um modelo bem fino que faz bonito em qualquer mesa, usado no PC principal ou plugado a um notebook, como alternativa ao teclado apertado comum aos laptops. As 12 teclas de função acionam outras funções ao apertar a tecla FN, que fica entre os Alt e Control direitos. Elas abrem programa de e-mail, controlam mídias (tocar, pausar, avanço etc) e o nível de iluminação do teclado.
Figura 2: Teclas de função
A iluminação é o grande atrativo do modelo, além da função sem fio. Um sensor de movimento identifica a presença da mão e mantém as teclas acesas de acordo com a necessidade da luz ambiente. Ou seja, mais escuridão, mais iluminação. O usuário também pode optar por manter as teclas sempre acesas (no nível de intensidade que desejar) ou apagadas. Logicamente, o consumo da bateria será afetado por essas escolhas. A Logitech estima que uma carga na bateria (via cabo mini USB/USB) dura dez dias de funcionamento desde que o usuário deslige o teclado ao sair do PC e utilize o sensor de movimento. Em nosso teste, seguindo essas sugestões, o teclado durou sete dias com a carga que veio de fábrica. Caso não queira recorrer ao cabo, é possível alimentar o K800 com duas pilhas AA. Porém, o acesso ao compartimento de pilhas é feito por um parafusinho – bem que podia ser uma tampinha de encaixe.
Figura 3: Compartimento de pilhas e porta mini USB
Figura 4: Teclado iluminado
No lado superior direito ficam o mostrador de bateria e o botão liga/desliga.
Figura 5: Mostrador de bateria e o botão liga/desliga
Respostas recomendadas