Introdução
Se você nunca comprou um gabinete da Zalman por achar que eles são muito caros, nós temos uma boa notícia para você. A Zalman lançará em março uma série de gabinetes de baixo custo (para os padrões americanos, é claro), a Z7. Inicialmente esta série será formada por dois modelos: Z7 (preço sugerido de US$ 65, nos EUA) e Z7 Plus (preço sugerido de US$ 75, nos EUA). Nós tivemos o privilégio de testar o modelo Z7 Plus um mês antes do seu lançamento oficial. Vejamos se este produto será uma boa opção de compra e se traz consigo a reputação de qualidade da Zalman.
A diferença entre os modelos Z7 e Z7 Plus é a presença de um painel lateral gradeado no Z7 Plus, que vem com uma ventoinha de 120 mm instalada e um local para a instalação de uma segunda ventoinha de 120 mm (que vem com o produto) e um controlador que permite a você controlar a velocidade de rotação dessas duas ventoinhas. O interessante é que não há outro local para a instalação desta segunda ventoinha de 120 mm, que vem com o gabinete. Por que será que a Zalman não vende este gabinete com esta ventoinha já instalada? (A Zalman nos explicou que dependendo da altura do cooler do seu processador esta segunda ventoinha não pode ser instalada, e por isso eles decidiram vender este gabinete com esta ventoinha desinstalada). Essas ventoinhas giram até 1.100 rpm, produzindo um fluxo de ar de até 44,72 cfm e um nível de ruído máximo de 22 dB. Você pode, caso queira, substituir as ventoinhas laterais. Os dois locais disponíveis suportam modelos de 80 mm, 92 mm, 120 mm e 140 mm. Na versão Z7 você pode instalar as duas ventoinhas laterais, mas ele não tem controle de velocidade de rotação.
Outra diferença entre o Z7 e o Z7 Plus é a presença de uma porta eSATA no Z7 Plus.
Figura 1: Gabinete Zalman Z7 Plus.
Figura 2: Gabinete Zalman Z7 Plus.
O Z7 e o Z7 Plus têm nove baias externas de 5,25”, e na configuração padrão desses gabinetes as quatro baias superiores são usadas por dispositivos de 5,25” (unidades ópticas e soluções de refrigeração líquida), a baia inferior é usada por um dispositivo de 3,5” externo, um disco rígido ou uma unidade SSD, e as outras cinco baias são usadas pela gaiola do disco rígido. Nós falaremos mais sobre as configurações possíveis depois. Todas as baias possuem tampas gradeadas equipadas com filtros de ar.
O gabinete vem com uma ventoinha de 120 mm instalada na gaiola do disco rígido, que brilha em azul quando ligada. Esta ventoinha usa um conector de alimentação padrão para periféricos e por essa razão não pode ser instalada na placa-mãe para ter sua velocidade de rotação monitorada. As especificações técnicas dessa ventoinha são as mesmas das ventoinhas laterais.
Figura 3: Painel frontal.
Respostas recomendadas