Conclusões
A proposta da Tinker Board é oferecer uma alternativa de maior desempenho ao popular minicomputador Raspberry Pi. Obviamente, o preço também é maior.
Este tipo de placa é muito interessante: ela é uma ferramenta valiosa para estudantes de automação, computação e eletrônica, por ter uma grande flexibilidade e oferecer diversas ferramentas de programação. A ASUS oferece extensa documentação, bem como dois sistemas operacionais diferentes: TinkerOS Linux (baseado no Debian Linux) e TinkerOS Android. Para utilizá-la, você precisa baixar uma das duas imagens e gravá-la em um cartão Micro SD. Depois, basta conectar monitor, teclado, mouse e fonte de alimentação e você pode começar a utilizá-la como um computador convencional (ou quase). Para utilizar o conector GPIO, há disponíveis APIs para C e Python.
A Tinker Board também é interessante para quem está trabalhando com um projeto utilizando o Raspberry Pi e precisa de maior desempenho.
Além disso, a placa pode ser utilizada como um computador simples de baixo custo: adaptando-a em um gabinete, você pode acessar a Internet, assistir filmes e várias outras tarefas simples, sem a necessidade de nenhum tipo de conhecimento em programação ou eletrônica.
Assim, por sua flexibilidade e potencial, a Tinker Board da ASUS é uma interessante ferramenta para estudantes, entusiastas e profissionais das áreas de programação, eletrônica e automação, um interessante tocador de mídia e até mesmo uma alternativa barata a um PC para navegar na Internet.
Respostas recomendadas