Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASRock P55 Extreme4


     40.711 visualizações    Placas-mãe    4 comentários
Placa-mãe ASRock P55 Extreme4

Periféricos On-Board (Cont.)

Esta placa-mãe tem uma controladora para unidade de disquete, recurso raro de ser encontrado atualmente.

Das 14 portas USB 2.0 suportadas pelo chipset, a P55 Extreme4 oferece 12 delas, seis soldadas no painel traseiro e seis disponíveis através de dois conectores na placa-mãe.

Um dos destaques desta placa-mãe é a presença de quatro portas USB 3.0 controladas por dois chips NEC μPD720200. Duas delas estão localizadas no painel traseiro da placa-mãe, mas as outras duas estão disponíveis através de um conector na placa-mãe (veja Figura 6). A placa vem com um adaptador de alumínio para você instalar essas duas portas no painel frontal do micro. Como este adaptador usa uma armação de 3,5”, você precisará de um gabinete com uma baia externa de 3,5” ou com um adaptador de 5,25”-para-3,5” para poder instalá-lo.

ASRock P55 Extreme4
Figura 6: Porta serial, porta para unidade de disquete e conector USB 3.0

ASRock P55 Extreme4
Figura 7: Adaptador USB 3.0

A placa não vem com uma porta FireWire (IEEE1394).

O áudio é gerado pelo chipset através de um codec Realtek ALC892, que é um componente de oito canais. Infelizmente a Realtek não publicou os detalhes técnicos deste codec. Esta placa-mãe vem com saídas SPDIF coaxial e óptica on-board. A placa tem também um conector SPDIF out (“HDMI_SPDIF1”), que pode ser usado para desviar o som para a saída HDMI da placa de vídeo para você ter uma saída HDMI com áudio digital em um único conector. Como você pode ver na Figura 8, esta placa-mãe tem saídas de áudio analógicas completas para todos os oito canais de áudio.

A ASRock P55 Extreme4 tem uma porta Gigabit Ethernet controlada por um chip Realtek RTL8111E, que é conectado à placa através de uma pista PCI Express x1, configuração que não compromete o desempenho.

Na Figura 8 você pode ver os conectores traseiros da placa-mãe: conectores para mouse e teclado PS/2, botão para limpar o conteúdo da memória CMOS, saídas SPDIF coaxial e óptica, seis portas USB 2.0, uma porta eSATA, duas portas USB 3.0 (conectores azuis), uma porta Gigabit Ethernet e saídas de áudio independentes 7.1.

ASRock P55 Extreme4
Figura 8: Painel traseiro da placa-mãe

A placa tem outros pequenos recursos, como interface infravermelho. Se você quiser usá-la precisará comprar os componentes ópticos e instalá-los no conector “IR1” disponível. A placa tem ainda uma porta serial, mas para usá-la você precisará usar um adaptador que não vem com o produto, e um display de diagnóstico do POST (Figura 4), que permite a você detectar através de um código de dois dígitos o que há de errado com o seu micro caso ele não esteja ligando.

Outro recurso interessante é a presença de furos para coolers para processadores soquete LGA775, o que permite a você instalar um cooler que não seja oficialmente compatível com processadores soquete LGA1156.

Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Uma ótima placa, gostei muito desse resurso de encaixe para cooler soquete 775, outra coisa que eu gostei é o suporte a SLI, ou seja você pode instala duas placas de video nessa placa mãe, pena que não divulgaram o preço ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acompanhei todos os testes do CDH, mas esse é um dos primeiros fabricantes a usar uma solução decente para as USB 3.0, são 4 portas, sendo 2 disponibilizadas atraves de um conector onboard (aleluia), o que pode mudar um pouco o metódo usados nos gabinetes com USB 3.0 frontais vendidos por aí (ao menos que seja uma solução proprietária dessa ASrock), que atualmente consiste em levar um cabo por dentro do gabinete e passar por um furo especifíco até chegar as USB traseiras.

De resto, a placa tem um bom layout, 10 fases, suporte a coolers 775, Sata 600, enfim ... eu compraria até (vamos ver o preço :rolleyes:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!