Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  

Placa-mãe ASRock X299 Taichi CLX

       
 11.585 Visualizações    Primeiras Impressões  
 3 comentários

A ASRock X299 Taichi CLX é uma placa-mãe topo de linha soquete LGA2066, para processadores Intel série X. Vamos ver o que ela oferece.

Placa-mãe ASRock X299 Taichi CLX
Produto Recomendado

Produto Recomendado

Introdução

A ASRock X299 Taichi CLX é uma nova placa-mãe topo de linha para os processadores da plataforma HEDT (high-end desktop) da Intel, também chamada série X, baseada no soquete LGA2066. Ela inclui quatro slots PCI Express 3.0 x16, dez portas SATA-600, três slots M.2, interface Wi-Fi, controlador de áudio topo de linha e uma porta USB 3.2 Gen 2x2. Vamos dar uma boa olhada nesta placa-mãe.

Embora a plataforma HEDT atual da Intel, a X299 (que utiliza soquete LGA2066), já tenha sido lançada há mais de dois anos, ela continua firme e forte, com o recente lançamento dos processadores Cascade Lake-X, como o Core i9-10980XE, que é agora o modelo mais topo de linha da plataforma. A grande novidade destes processadores é, na verdade, a grande queda de preços em relação aos modelos da geração anterior, o que trouxe mais competitividade contra os seus concorrentes diretos da série Ryzen Threadripper, da AMD.

As principais vantagens dessa plataforma HEDT em relação à plataforma principal ("mainstream") são o acesso à memória em quatro canais (a plataforma LGA1151 suporta dois canais), o número de pistas PCI Express controladas pelo processador (até 48 pistas, contra 16 na plataforma principal), além de suportar processadores com maior quantidade de núcleos (atualmente, o processador topo de linha da plataforma principal, o Core i9-9900KS, traz "apenas" oito núcleos, enquanto o Core i9-10980XE traz 18).

Com isso, a ASRock lançou recentemente uma nova placa-mãe para esta plataforma, trazendo recursos atuais como Wi-Fi 6 e USB 3.2 Gen 2x2, que suporta transferências de até 20 Gbit/s.

Na Figura 1, podemos ver a placa-mãe ASRock X299 Taichi CLX. Ela usa o padrão ATX, medindo 305 x 244 mm.

X299TaichiCLX-01.jpg
Figura 1: a placa-mãe ASRock X299 Taichi CLX

Compartilhar

  • Curtir 6
  • Obrigado 1


  Denunciar Artigo
Entre para seguir isso  

Comentários de usuários


Excelente review, só acho que seria interessante @Rafael Coelho especificar o esquema em que o VRM trabalha, pois vocês citam "13" fases, más não é especificado se o VRM trabalha em 8+3, 6(6x2 com doublers)+1 etc. Acho que seria interessante isto.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
50 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

Excelente review, só acho que seria interessante @Rafael Coelho especifica o esquema em que o VRM trabalha, pois vocês citam "13" fases, más não é especificado se o VRM trabalha em 8+3, 6(6x2 com doublers)+1 etc. Acho que seria interessante isto.

 

Neste caso, são 12 (6x2) fases para os núcleos o uma fase para o "SoC". Assim, são (6x2)+1.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!