

Conclusões
Normalmente, placas-mãe produzidas no Brasil são modelos de entrada, básicos e de baixo custo. É a primeira vez que vemos uma placa-mãe de categoria superior produzida no país, o que é uma boa iniciativa da ASUS, ainda mais por se tratar de um modelo da linha TUF do fabricante, que se propõe a unir durabilidade, confiabilidade e boa relação custo-benefício.
A ASUS TUF Gaming X570-PLUS/BR é uma placa-mãe "intermediária superior" por estar em uma categoria acima das placas-mãe intermediárias, mas não pode ser chamada de "topo de linha", tanto pelos seus recursos quanto pelo seu preço, bem inferior ao dos modelos como a ASUS ROG Crosshair VIII Hero (WI-FI) que analisamos recentemente.
Mesmo assim, ela traz todos os recursos do mais recente chipset topo de linha para a plataforma AM4, o X570, como portas USB 3.2 Gen 2, oito portas SATA-600 e compatibilidade com o padrão PCI Express 4.0.
A seção de áudio da placa-mãe é bastante competente, usando um codec de alta qualidade. Outros pontos de destaque são o circuito regulador de tensão com componentes de alta durabilidade e a iluminação RGB, além das boas opções de overclock.
O ponto negativo da placa-mãe fica na falta de recursos extras como interface Wi-Fi, Ethernet 2.5G ou mais slots PCI Express x16. Porém, é preciso lembrar que a imensa maioria dos usuários não precisa destes recursos extras, o que significa que a ASUS TUF Gaming X570-PLUS/BR vai suprir plenamente as necessidade de praticamente qualquer usuário.
Assim, se você está montando um computador baseado em um processador Ryzen de terceira ou segunda geração e quer uma placa-mãe com um bom equilíbrio entre durabilidade, recursos e preço, a ASUS TUF Gaming X570-PLUS/BR é uma excelente escolha.
Respostas recomendadas