Introdução
Até o momento a ECS lançou três modelos de placas-mãe baseadas no chipset AMD A75 para os novos processadores AMD Série A com vídeo integrado (“APUs”): a A75F-A, um modelo full ATX, a A75F-M e a A75F-M2, que são modelos microATX. Vamos dar uma olhada no modelo full ATX.
A AMD lançou dois chipsets para a nova plataforma FM1, o A55 e o A75. Ambos são soluções de apenas um chip. O A55 é uma solução de entrada, suportando seis portas SATA-300, 14 portas USB 2.0 e quatro pistas PCI Express x1. O A75 é uma solução topo de linha, com seis portas SATA-600, quatro portas USB 3.0 (o que faz dele o primeiro chipset com um controlador USB 3.0 integrado), multiplicador de porta eSATA (“FIS-based switching”, que permite a você instalar mais de um disco rígido em uma única porta SATA) e os demais recursos encontrados no A55. Clique aqui para saber mais.
Nós ficamos felizes ao ver que ECS acatou uma de nossas críticas construtivas. No passado, as placas-mãe da ECS pareciam carros alegóricos, com centenas de cores. O visual da A75F-A é bastante sério, com cores que combinam e fazem sentido. Por exemplo, a ECS usou três cores diferentes nos slots PCI Express da A75F-A para diferenciar suas velocidades, mas em vez de usar cores espalhafatosas, como vermelho, amarelo e laranja, eles decidiram usar cores mais discretas, como cinza, preto e branco. Isto deu ao produto uma aparência mais profissional. Tudo bem que ainda existem algumas cores que não “batem”. Por exemplo, o branco usado nos conectores USB é mais claro do que o branco usado nos slots PCI Express, nos soquetes de memória e no conector da fonte de alimentação, e o cinza usado em um dos conectores USB é de uma tonalidade completamente diferente do cinza usado nas portas SATA e no primeiro slot PCI Express x16.
Figura 1: Placa-mãe ECS A75F-A
Respostas recomendadas