Introdução
Essa placa-mãe da ECS (Elitegroup, http://www.ecs.com.tw) é uma concorrente direta da PCChips M805LR, sendo uma placa-mãe destinada a micros de baixo custo. Seu formato (microATX) e a pouca quantidade de slots disponíveis (apenas dois PCI, um AGP e dois soquetes de memória) deixa isso bem claro.
Uma curiosidade dessa placa-mãe é que ela traz um pequeno buzzer (alto-falante) na própria placa-mãe, dispensando a conexão do alto-falante que vem no gabinete do micro. A existência desse buzzer facilita a vida dos técnicos que precisam montar micros fora de gabinetes (em situações de teste, por exemplo).
O CD-ROM que vem junto com a K7VZM não traz nenhum software excepcional, somente o antivírus PC-Cillin. Entretanto, o CD dessa placa traz os drivers para todas as placas-mães da ECS, o que facilita bastante a vida dos técnicos. Afinal, com o CD dessa placa você poderá instalar corretamente os drivers de qualquer outra placa-mãe da mesma marca (e, como você sabe, muitas vezes o cliente não possui mais o CD da placa quando temos de configurar corretamente o sistema operacional).
O desempenho geral dessa placa ficou um pouco abaixo do obtido pelas placas-mães PCChips M805LR e ASUS A7PRO, como veremos nos resultados. Conseguimos colocar o nosso processador Duron-600 operando externamente a 107 MHz (642 MHz internamente), um MHz acima do que conseguimos na M805LR, porém bem abaixo do valor obtido com a ASUS A7PRO (666/111 MHz), que continua sendo a melhor placa-mãe para overclock de processadores AMD.
Respostas recomendadas