Introdução
A EP-4PEA+ é uma placa-mãe soquete 478 que usa o chipset Intel 845PE, que aceita memórias DDR333/PC2700 e tem uma série de recursos que estaremos detalhando a seguir. As portas IDE desse chipset, no entanto, continuam sendo ATA-100, o que não chega a ser um problema para essa placa-mãe, pois ela tem duas portas IDE ATA-133 RAID adicionais, controladas pelo chip HighPoint HPT372N.
A caixa dessa placa-mãe é linda, sendo azul metálica, no mesmo formato da 4G4A+, também da EPoX. Realmente chama a atenção, como vemos na Figura 1. Na Figura 2 nós vemos a placa-mãe em si.
Figura 1: Caixa da placa-mãe EPoX EP-4PEA+.
Figura 2: Placa-mãe EPoX EP-4PEA+.
As placas-mães da EPoX são tradicionalmente de alto desempenho, alta capacidade de overclock e cheias de recurso. Mas o layout da placa-mãe em si sempre foi muito "careta". Mas na 4PEA+ a EPoX saiu na frente e colocou um LED azul dentro do cooler do chipset, que acendo quando você liga o micro. A ventoinha do cooler é transparente, o que dá um incrível efeito visual, como você pode conferir na Figura 3 (a foto está escurecida de propósito, para que você consiga ver corretamente a iluminação do cooler).
Figura 3: Cooler da placa-mãe EPoX EP-4PEA+.
Essa é uma placa-mãe cheia de recursos extras. Ela tem duas portas IDE ATA-133 RAID extras controladas pelo chip HighPoint HPT372N e duas portas Serial ATA controladas pelo chip Silicon Image SiI3112A.
Além disso, ela tem duas portas FireWire (IEEE 1394), controladas pelo chip da Texas Instruments TSB43AB22A e display de diagnósticos POST.
Na Figura 4 nós vemos todos esses recursos. À esquerda, o chip da Silicon Image, no centro o chip da Texas Instruments, e, à direita, o chip da HighPoint. Na parte de baixo, os dois plugues brancos são as duas portas FireWire, que são conectadas a dois plugues do padrão FireWire que vêm com a placa-mãe. Na parte de cima da foto vemos ainda as duas portas IDE ATA-133 RAID e, na parte inferior direita, o display de diagnósticos (desligado).
Figura 4: Detalhe da placa-mãe EPoX EP-4PEA+.
Na próxima figura vemos o mesmo detalhe da placa-mãe, de outro ângulo, já com a placa-mãe ligada (repare o display ligado).
Figura 5: Detalhe da placa-mãe EPoX EP-4PEA+.
Essa placa-mãe vem também com cabos redondos, o que certamente facilita a circulação de ar dentro do gabinete. Os cabos são azuis, combinando com a caixa e com o LED do cooler, como mostramos na Figura 6.
Figura 6: Cabos redondos da placa-mãe EPoX EP-4PEA+.
Dos recursos padrão da placa-mãe, ela tem um slot AGP 4x, cinco slots PCI e três soquetes de memória. Como está ficando cada vez mais comum, tem rede on-board (o clássico chip Realtek RTL8100) e áudio on-board, usando o codec Realtek ALC650, que é um bom chip, que tem resolução de 20 bits para saída, resolução de 18 bits para entrada e relação sinal/ruído de 90 dB (a relação sinal/ruído mede o quanto de ruído branco - o famoso chiado - o chip injeta no som; quanto maior esse valor, melhor. Para o um dispositivo de áudio ser considerado profissional, ele deve ter uma relação sinal/ruído maior de 96 dB).
Essa placa-mãe tem ainda seis portas USB 2.0, sendo que quatro soldadas diretamente sobre a placa-mãe e as outras duas acessíveis através de cabo adaptador opcional, que não veio no modelo testado. O interessante é que opcionalmente a EPoX vende um módulo BlueTooth (rede sem fio), que é para ser instalado no plugue das duas portas extras.
Antes de irmos aos testes, vamos dar uma recapitulada em todos os recursos que essa placa-mãe possui.
Respostas recomendadas
Não há comentários para mostrar.