Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe Gigabyte 890FXA-UD7


     54.093 visualizações    Placas-mãe    12 comentários
Placa-mãe Gigabyte 890FXA-UD7

Introdução

A Gigabyte 890FXA-UD7 é uma placa-mãe topo de linha para processadores AMD baseada no chipset AMD 890FX, trazendo recursos como seis slots PCI Express x16, seis portas SATA-600, duas portas USB 3.0, capacitores sólidos japoneses, várias opções para overclock e muito mais. Confira.

Este novo chipset topo de linha é uma solução de dois chips. O principal recurso do chip ponte norte é a presença de 42 pistas PCI Express x1 – praticamente o dobro da quantidade presente no chipset AMD 890GX (22 pistas) – o que permite uma configuração bastante avançada para os slots de expansão, como explicaremos na próxima página. O chip ponte sul usado é o SB850, o mesmo usado no chipset AMD 890GX. O principal recurso deste chip é o suporte nativo para seis portas SATA-600 (“SATA 6G”) e por isso a placa-mãe não precisa de um chip externo para suportar este recurso. Com certeza os chipsets AMD 890FX e 890GX ajudarão a promover o novo padrão SATA.

Um detalhe importantíssimo dessa placa-mãe é o fato de ela não usar o tamanho ATX. Segundo a Gigabyte ela usa o formato XL-ATX (que não é um formato padronizado), medindo 32,5 cm x 24,4 cm (contra 30,5 cm x 24,4 cm do formato ATX). Em outras palavras, isso significa que ela é um slot mais comprida do que as placas-mães padrão ATX, com oito slots em vez de sete. Com isso ela não vai caber dentro de um gabinete ATX padrão, de sete slots: a 890FXA-UD7 precisa de um gabinete com oito slots ou de um gabinete que tenha um espaço adicional depois do sétimo slot (nesse caso, você "matará" o oitavo slot da placa-mãe).

Na Figura 1 você tem uma visão geral da Gigabyte 890FXA-UD7.

Gigabyte 890FXA-UD7
Figura 1: Placa-mãe Gigabyte 890FXA-UD7.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

queria ver uma comparação com modelos como as Asus:

M4A89GTD PRO/USB3 e M4A87TD/USB3 e derivados

o chipset amd850 tem rede, até agora não vi falar se algum fabricante tá usando a rede do amd850 e pra que ela serve??

será q o chipset 870 é menos eficiente que o 890FX com uma placa em x16 como a HD5970 ou uma 5870??

achei ruim esta gigab inutilizar o PCI comum justamente se for por duas placas em x16

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente a placa, provavelmente a mais cara AMD890FX, mas se é a mais cara é a mais completa, a MSI 890FXA-gd70 chega perto, mas peca, por exemplo, pela falta de firewire no painel traseiro, entre outros...

O SB850 não tem rede, ele tem uma espécie de "BUS" pra se comunicar com a rede, você deve ter visto aquele gráfico da AMD e confundiu as coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os únicos pontos que não gostei nessa placa mãe é o tamanho dela ser maior que o tamanho padrão, e por não suportar memória DDR3 2000Mhz!!

Por enquanto o multiplicador máximo de DDR3 é x8

Num sistema AMD que o clock do sistema opera a 200MHz isso daria para as memórias frequência máxima de 1600MHz. Acho ilusório um fabricante sóbrio por suporte máximo de memórias se baseando no overclock do sistema. Porém eu acho que nesta belesura o multiplicador máximo seria x9,33

:aplausos: Parabéns Giga, primeira placa que realmente possa se chamar de TOP para sistemas AMD :wub:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E provavelmente o 870G não será menos eficiente, o problema é se a placa vir com o Sb710, que não é ruim, mas o Sb850 é bem melhor.

Danilo, o NB 870 é um releitura do NB 770, ou seja, substitui apenas o protocolo PCI-E do A.Link que passa de 1.0 para 2.0, de resto tudo igual. NB 870 não pode carregar o G, V ou GX por não possuir motor gráfico integrado(IGP), entre o SB850 e o SB710 ultimamente não esta alterando tanto, pois o controlador SATA6 os fabricantes estão usando um da JMicron porque este tem ATA integrado, coisa que os SB850 não tem.

A única diferença de momento entre a linha 700 e 800 de momento é o A-Link mais largo pra aliviar possíveis gargalos entre Sata III e USB3, mas não sei ao certo se isso é possivel na linha de chipset 8*0X e 8*0GX, somente na linha 890FX onde o A-link opera a 4GB/s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é habito, eu até sei que não motor gráfico, mas não me lembrei de tirar o G, desculpe. Eu reparei que essas diferenças quase não existem. Esses JMicron suportam apenas duas portas sata 600, correto? A vantagem do SB850, seria as diversas configuração raid e o numero mair de portas. Aproveitando, os HDD seriam capazes de aproveitar toda banda do sata-600? Tenho a ligeira impressão de que tanta velocidade só será bem aproveitada pelos SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é habito, eu até sei que não motor gráfico, mas não me lembrei de tirar o G, desculpe. Eu reparei que essas diferenças quase não existem. Esses JMicron suportam apenas duas portas sata 600, correto?

Na verdade eu li que o SATA III era controlado pelo chipset ou que me deu a entender que seria usadas aquelas parte das 6 lanes direcionadas a periféricos que o 890FX tem e que o SB não o controlava, pelo contrário é dele a função.

Aproveitando, os HDD seriam capazes de aproveitar toda banda do sata-600? Tenho a ligeira impressão de que tanta velocidade só será bem aproveitada pelos SSD.

pelo sistema do colega JoeArny com um sistema em RAID0 de 3 HDs Sata II, se meus cálculos estiverem certos, SATA II => 375MB/s esse resultado ficou aquem do máximo suportado. SATA III => 750MB/s é muita banda pra pouco uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!