Periféricos on-board
O chipset Intel H110 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou hub controlador de plataforma). Esse chip oferece quatro portas SATA-600, sem suporte a RAID. A placa-mãe traz duas destas portas SATA, instaladas no meio da placa-mãe.
A placa-mãe oferece um conector e cabo de alimentação para duas unidades SATA, de forma a alimentar até dois discos rígidos ou SSDs a partir da placa-mãe.
Figura 4: as duas portas SATA-600 e o conector de alimentação
O chipset Intel H110 suporta dez portas USB 2.0 e quatro portas USB 3.0. A Gigabyte H110TN-M oferece quatro portas USB 2.0, disponíveis em dois conectores localizados na placa-mãe. Há quatro portas USB 3.0, todas controladas pelo chipset, no painel traseiro. Não há portas USB 3.1.
A Gigabyte H110TN-M não traz portas FireWire nem Thunderbolt.
A placa-mãe traz duas portas seriais, com cabo e conector para uma delas.
Esta placa-mãe suporta áudio no formato 7.1, gerado pelo chipset usando um codec Realtek ALC887. Este componente apresenta relação sinal/ruído de 97 dB para as saídas analógicas, 90 dB para as entradas analógicas e taxa de amostragem de até 192 kHz para as entradas e saídas. Essas especificações são boas para um usuário comum, mas se você pretende trabalhar profissionalmente com edição de áudio, deve procurar por uma placa-mãe que ofereça relação sinal/ruído de pelo menos 97 dB para a entrada analógica.
A placa vem com apenas dois conectores de áudio, um de saída de linha e um de entrada de microfone. Não há saída SPDIF coaxial nem óptica.
A placa-mãe analisada vem com uma porta Gigabit Ethernet, controlada por um chip Intel i211AT.
Na Figura 5, podemos ver o painel traseiro da placa-mãe, com o conector para fonte de alimentação externa, quatro portas USB 3.0, uma porta Gigabit Ethernet, saída DisplayPort, saída HDMI e os conectores de áudio analógico (saída de linha e entrada de microfone). Note que este painel é de meia altura.
Figura 5: painel traseiro
Outro detalhe interessante é a presença de uma saída de vídeo LVDS, para uso com painéis LCD. Esta saída pode ser usada em computadores do tipo tudo-em-um, totens de autoatendimento e projetos similares, de forma que a tela (sensível ao toque ou não) possa ser ligada diretamente na placa-mãe.
Na Figura 6, podemos ver os acessórios que acompanham a Gigabyte H110TN-M. Aqui vale a pena notar os conectores VGA e serial (cabos cinza), o cabo para alimentação de dois dispositivos SATA e a presença de dois espelhos traseiros para gabinete, um de tamanho padrão e um de meia altura, para uso em gabinetes extrafinos.
Figura 6: acessórios
Respostas recomendadas