Introdução
A K8NSNXP é a mais nova placa-mãe topo de linha da Gigabyte para a plataforma soquete 754, isto é, para os processadores Athlon 64 que usam este padrão de pinagem. Baseada no novo chipset nForce 3-250 da NVIDIA, esta placa-mãe traz tudo quanto é recurso possível. Como esta é a primeira placa-mãe com este novo chipset que testamos, este teste serve também para vermos como se comporta e quais são as características deste novo chip de suporte da NVIDIA.A caixa da K8NSNXP segue o mesmo layout das caixas de placas-mães topo de linha da Gigabyte, sendo azul prateada com tampa que abre mostrando todas as características da placa.
Figura 1: Caixa da placa-mãe Gigabyte K8NSNXP.
A K8NSNXP faz parte da série "The 6-Dual Miracle" da Gigabyte, onde vários recursos são dobrados. O mais interessante é o duplo regulador de voltagem presente nesta placa, que também funciona como um sistema extra de exaustão de calor. Caso o regulador da placa-mãe se queime, o segundo regulador mantém a placa-mãe funcionando. Como os reguladores trabalham em paralelo, mesmo que o regulador da placa queime com o micro ligado o segundo entra em ação mantendo a placa em funcionamento.
A placa tem cinco slots PCI, um slot AGP 8x e três soquetes de memória, aceitando até 3 GB de memória até DDR400/PC3200.
Figura 2: Placa-mãe Gigabyte K8NSNXP.
A principal diferença entre os chipsets nForce 3-150 e o nForce 3-250, presente nesta placa, é a presença de duas portas Serial ATA controladas pelo próprio chipset. Esta placa tem ainda mais duas portas Serial ATA, controladas pelo chip SiliconImage SiI3512, fazendo com que ela tenha um total de quatro portas Serial ATA. O chipset controla duas portas ATA-133, e esta placa tem ainda duas portas ATA-133 extras, controladas pelo chip ITE GigaRAID IT8212, fazendo com que ela tenha um total de quatro portas ATA-133.
Figura 3: Duas portas Serial ATA extras, duas portas ATA-133 extras, chip SiliconImage SiI3512 e chip ITE GigaRAID IT8212. Do lado esquerdo você vê dois chips da Texas Instruments que controlam as portas FireWire.
Como você pode reparar na Figura 3, esta placa-mãe tem também os conectores do painel frontal do gabinete coloridos, facilitando a montagem do micro. Pena que cada fabricante use o seu próprio padrão de cores.
Esta placa tem duas portas de rede on-board, sendo uma Fast Ethernet (100 Mbit/s) e outra Gigabit Ethernet (1.000 Mbit/s). A rede Fast Ethernet é controlada pelo próprio chipset, em conjunto com o chip ICS 1883AF. Já a rede Gigabit Ethernet é controlada pelo chip Marvell 88E8001.
Figura 4: Duas portas de rede. A da esquerda é de 100 Mbit/s e a da direita é de 1.000 Mbit/s.
Esta placa-mãe tem oito portas USB 2.0 controladas pelo chipset e três portas FireWire IEEE 1394b, sendo este um grande diferencial desta placa-mãe. As portas FireWire tradicionais têm uma taxa de transferência de 400 Mbit/s, um pouco menor que a das portas USB 2.0, que é de 480 Mbit/s. No novo padrão IEEE 1394b, a taxa de transferência pula para 800 Mbit/s – desde que você use periféricos IEEE 1394b, é claro. Esta taxa equivale a 100 MB/s, o que permite a instalação de periféricos externos de alto desempenho – sobretudo discos rígidos. As três portas FireWire são controladas por dois chips da Texas Instruments, TSB82AA2 e TSB81BA3, ver Figura 3. Entretanto a placa só vem com adaptador para duas portas. Dessas duas portas, uma usa o plugue FireWire tradicional e a outra usa o novo plugue de 800 Mbit/s. Na Figura 5 você pode ver todos os plugues adaptadores que acompanha esta placa-mãe.
Figura 5: Plugues adaptadores que acompanham a Gigabyte K8NSNXP.
O som on-board da K8NSNXP é de oito canais (formato 7.1), produzido pelo chipset em conjunto com o codec Realtek ALC850, que possui uma excelente relação sinal/ruído de 100 dB, o que faz do som on-board desta placa ter características profissionais. Como você pode ver na Figura 5, a placa tem saída SPDIF óptica e coaxial, além de saídas individuais para os canais lateral, traseiro, central e de subwoofer.
A placa tem também dois BIOS, recurso presente em todas as placas-mães topo de linha da Gigabyte. Se o BIOS do micro for apagado por um vírus ou por uma gravação mal-sucedida, basta recuperar o BIOS usando o BIOS de backup.
Figura 6: Os dois BIOS da Gigabyte K8NSNXP.
Respostas recomendadas