Introdução
A K7N2 Delta da MSI é atualmente a placa-mãe topo de linha da MSI para a plataforma AMD, usando o chipset nForce 2 Ultra 400, que oficialmente suporta o barramento de 200 MHz (400 MHz DDR) usado pelos novos modelos de Athlon XP (3200+ e superiores).
Esta placa-mãe é apresentada em dois modelos: L e ILSR. A diferença entre eles é que o modelo ILSR possui portas FireWire e portas Serial ATA. Nós testamos o modelo mais completo, o ILSR. A K7N2 Delta é conhecida internamente pela MSI como MS-6570.
O principal atrativo da série nForce 2 é usar o esquema DDR Dual Channel, onde a memória é acessada a 128 bits e não a 64 bits, dobrando a taxa de transferência máxima teórica. No caso de usarmos módulos DDR400, a taxa máxima pula de 3.200 MB/s para 6.400 MB/s. Para isso, é necessário usar pelo 2 módulos de memória e instalar cada módulo em um canal diferente. Nessa placa-mãe, assim como na maioria das placas-mães baseadas no nForce 2, os soquetes 1 e 2 compatilham o canal A e o soquete 3 representa o canal B. Ou seja, no caso de dois módulos, instale um módulo no soquete 1 ou 2 e o outro módulo no soquete 3. Nesta placa-mãe a MSI usou a cor lilás nos soquetes 1 e 2 e verde no soquete 3. Ou seja, para usar o DDR Dual Channel, você tem que instalar um módulo em um dos soquetes lilases e outro módulo no soquete verde. Esse esquema pode confundir muita gente, pois é diferente do esquema adotado por outros fabricantes, onde você deve instalar os módulos em soquetes de mesma cor, e não em soquetes de cor diferente.
Figura 1: Placa-mãe MSI K7N2 Delta ILSR.
Sendo um modelo topo de linha, esta placa-mãe apresenta as tecnologias mais modernas disponíveis no mercado hoje, como duas portas FireWire (chip Agere FW803), seis portas USB 2.0, duas portas Serial ATA (chip Promise PDC20376), uma porta IDE ATA-133 extra (somente uma, também controlada pelo chip Promise) e som on-board de seis canais (codec Realtek ALC650), além de rede on-board (chip ICS 1893).
Figura 2: Detalhe da placa-mãe MSI K7N2 Delta ILSR: Duas portas Serial ATA, chip Promise PDC20276 e três portas IDE ATA-133.
Quando olhamos esta placa-mãe pela primeira vez, o que mais nos chamou a atenção nela é o fato dos transistores MOSFET do circuito regulador de voltagem dela ter dissipadores de calor, além da bobina principal deste circuito ser de qualidade superior. Isso mostra não só o cuidado que a MSI tem para evitar o aquecimento da placa-mãe, mas também é um indicativo de uma boa possibilidade de overclock através do aumento da tensão de alimentação do processador.
Figura 3: Detalhe do circuito regulador de voltagem: dissipadores de calor sobre os transistores.
Esta placa-mãe vem ainda com cabo IDE redondo, como você confere na Figura 4. Junto com os cabos Serial ATA acompanham adaptadores de força Serial ATA para fonte de alimentação convencional.
Figura 4: Cabo IDE redondo.
A placa vem com um adaptador para as portas FireWire, contendo uma porta convencional e uma porta miniatura, além do famoso D-Bracket2, que é o adaptador contendo duas portas USB e quatro LEDs de diagnóstico, funcionando de maneira similar (porém mais rudimentar) do que o display de diagnósticos POST. A placa vem ainda com um adaptador S-Bracket para o áudio on-board, que tem saídas SPDIF óptica e coaxial e saídas independentes para os canais traseiros, central e de subwoofer.
Figura 5: D-Bracket2.
Figura 6: S-Bracket.
A placa-mãe vem com 2 CDs, um contendo os drivers e utilitários da placa, e outro contendo o WinDVD 5.1 e o Supreme Foreing Language Learning Machine.
Antes de irmos aos testes dessa placa-mãe, vamos recapitular as suas principais características.
Respostas recomendadas