

Nossos Testes
Com um termômetro digital nós medimos a temperatura em vários locais da placa de vídeo (uma Radeon HD 4870 trabalhando em sua configuração padrão) usando o seu cooler padrão e usando o cooler Accelero Twin Turbo. Nós testamos este cooler em três cenários: com as ventoinhas conectadas diretamente no plugue de alimentação da placa de vídeo (coluna “PWM”), diretamente na fonte de alimentação com as ventoinhas sendo alimentadas com +7 V (coluna “+7 V”) e diretamente na fonte de alimentação com as ventoinhas sendo alimentadas com +12 V (coluna “+12 V”). Durante nossos testes a temperatura ambiente era de 22° C e nós rodamos a versão GPU do Folding@Home para fazer com que a placa de vídeo atingisse sua temperatura máxima. Os resultados podem ser vistos na tabela abaixo.
Aqui está uma breve explicação dos locais onde colocamos a ponta de prova de nosso termômetro digital.
- Saída de ar: Esta é a saída de ar localizada na parte traseira do micro onde o ar quente produzido pela placa de vídeo sai do micro.
- PCB: Nós instalamos a ponta de prova no lado de solda da placa de circuito impresso da placa de vídeo em cima da etiqueta branca da UL que vem colada na placa.
- Dissipador de calor: Nós colocamos a ponta de prova no dissipador de calor do cooler.
- Memória: Nós posicionamos a ponta de prova na parte superior dos chips de memória.
- Chip Gráfico (parte traseira): Nós posicionamos a ponta de prova na placa de circuito impresso imediatamente atrás de onde o chip gráfico está soldado.
- Base: Aqui nós tentamos medir a temperatura do chip gráfico. O problema foi que ao colocarmos a ponta de prova entre o chip gráfico e o cooler a placa de vídeo não ligou, pois a ponta era muito grossa e o chip gráfico não tocou completamente na base do cooler, fazendo com que ele se superaquecesse e ativasse a proteção da placa de vídeo. Portanto nós instalamos a ponta de prova na base do cooler, em um local que permitisse que o chip gráfico tocasse completamente na base. Esta localização foi na parte superior do aro metálico existente ao redor do chip gráfico.
Localização |
Cooler Padrão |
PWM |
+7 V |
+12 V |
Saída de ar |
63° C |
51° C |
42° C |
37° C |
PCB |
54° C |
63° C |
61° C |
56° C |
Dissipador de Calor |
55° C |
67° C |
48° C |
44° C |
Memória |
61° C |
73° C |
58° C |
49° C |
Chip gráfico (parte traseira) |
66° C |
68° C |
58° C |
54° C |
Base |
70° C |
72° C |
61° C |
55° C |
Como voce pode ver o Accelero Twin Turbo na realidade pode obter um desempenho pior do que o cooler padrão da ATI caso seja ligado no conector de alimentação da placa de vídeo. Portanto nós recomendamos que você conecte este cooler diretamente na fonte de alimentação. Na saída de +12 V o desempenho foi realmente impressionante, com o chip gráfico trabalhando a 15° C mais fresco e com os chips de memória trabalhando 12° C mais refrigerados. O que realmente nos impressionou foi a queda na quantidade de calor produzido jogado para fora do micro, que caiu 26° C.
Respostas recomendadas