

Introdução (Cont.)
Retirando a "gaiola" podemos ter uma visão clara do dissipador. Os seis grandes heatipes saem da base para ambos os lados, sendo que cada lado chega em um radiador. Essa solução é bem interessante, sendo na verdade equivalente a um sistema com 12 heatpipes.

Você é adepto da prática de "lapidar" (polir) a base do cooler? Nesse modelo não há necessidade: a base do BigTyp 14Pro é extremamente bem polida, funcionando quase como um espelho. Na Figura 6 você pode ver o reflexo perfeito de um parafuso colocado logo abaixo da base.

Na parte superior da base do cooler podemos ver ranhuras onde se encaixa o clipe que fixa o cooler nos processadores AMD. Para uso em processadores Intel, é necessário parafusar dois suportes (mostrados na próxima página) nos orifícios que você vê na Figura 7.

Na Figura 8 podemos ver a ventoinha com seu suporte. O plugue de alimentação é de três pinos, para ser ligado na placa-mãe, sendo dessa forma possível medir a rotação da ventoinha por meio de programas de monitoramento.

No cabo de alimentação há um pequeno potenciômetro onde você pode ajustar a rotação da ventoinha.
Figura 9: Controle de rotação.
Respostas recomendadas