

Instalação
A instalação sobre processadores AMD é muito simples: basta colocar o cooler sobre o processador e instalar o clipe de fixação, visto na Figura 10.

Figura 10: Clipe para processadores AMD.
Para uso com processadores Intel, porém, a instalação é bem mais complicada. Primeiro, você deve parafusar na base do cooler os dois suportes vistos na Figura 11. Depois é necessário retirar a placa-mãe do gabinete, colocar o cooler sobre o processador e fixar as quatro porcas pelo lado de trás da placa, usando as arruelas de borracha e plástico para evitar danos ou curto-circuito na placa-mãe. Você não precisará remover a placa-mãe do gabinete caso você tenha um gabinete com abertura na bandeja da placa-mãe permitindo acesso aos furos do cooler pelo lado de baixo da placa.

Figura 11: Clipes para soquete LGA775.
Nas Figuras 12, 13 e 14, você pode ver como fica o cooler instalado. Graças à altura da placa-mãe até o dissipador ele não interfere com outros componentes, podendo ser usado até mesmo com módulos de memória dotados de grandes dissipadores. Porém se em seu gabinete a placa-mãe fica muito próxima à fonte, o tamanho da ventoinha pode dificultar ou mesmo impossibilitar a instalação. Em nosso caso as pontas dos heatpipes impediram a instalação na posição inicialmente colocada, problema que foi resolvido girando o cooler em 90o de forma a conseguirmos instalar a fonte. Mesmo assim, o suporte da ventoinha ficou encostando na fonte de alimentação. Resumindo: esse cooler é mais recomendado para gabinetes "full tower", onde a fonte de alimentação fica mais afastada da placa-mãe.
Figura 12: Instalado.
Figura 13: Instalado.
Figura 14: Dentro do gabinete.
Respostas recomendadas