Introdução
A PowerColor é um fabricante tradicional de placas de vídeo e só agora tivemos a oportunidade de testar uma placa desse fabricante. Testamos o modelo Evil Commando 2, que é baseado no chip Radeon 9700 Pro da ATI, considerado o chip gráfico mais rápido da atualidade (e nossos testes mostram que isso realmente é verdade, como você verá). Em contrapartida, é também o chip mais caro que o seu dinheiro pode comprar hoje.
Temos visto que não há muita diferença de desempenho entre duas placas de vídeo de fabricantes diferentes que usam o mesmo processador de vídeo, com isso possivelmente placas de vídeo de outros fabricantes usando esse mesmo chip devem obter desempenho similar ao modelo testado da PowerColor servindo, portanto, de referência para avaliarmos o desempenho do chip Radeon 9700 Pro.
Antes de começarmos com nossos testes, dois pontos são importantes de serem notados. Primeiro, o chip Radeon 9700 Pro é otimizado para o DirectX 9, que ainda não havia sido oficialmente lançado na data de nossos testes. Ou seja, pode ser que com o uso do DirectX 9 em vez do 8.1 que usamos em nossos testes, o desempenho aumente ainda mais. Segundo, o Radeon 9700 Pro suporta o barramento AGP 8x e em nossos testes usamos uma placa-mãe com barramento AGP 8x. Assim, se você não tiver uma máquina com barramento AGP 8x, pode ser que você não consiga obter um desempenho tão alto quanto obtivemos em nossos testes.
Vamos falar um pouco da placa, depois passaremos à nossa bateria de testes e, por fim, nossas conclusões finais. A grande diferença entre a Evil Commando 2 e todas as demais placas de vídeo que já testamos hoje está na caixa. Ela é de plástico duro, funcionando como uma maleta. E mais, depois que você instalar a sua placa de vídeo no micro, você pode usar essa maleta para outra finalidade como, por exemplo, uma maleta de ferramentas. Nós vemos o detalhe da caixa nas figuras abaixo.
Figura 1: Caixa da placa de vídeo PowerColor Evil Commando 2.
Figura 2: Caixa da placa de vídeo PowerColor Evil Commando 2.
Figura 3: Caixa da placa de vídeo PowerColor Evil Commando 2.
Vamos dar uma olhada agora na placa em si.
Figura 4: Placa de vídeo PowerColor Evil Commando 2.
Como esta é uma placa de alto desempenho, ela consome mais corrente elétrica dos que as placas de vídeo convencionais. Por isso, ela vem com um plugue que deve ser ligado à fonte de alimentação do micro. Essa ligação deve ser feita através de um dos plugues de alimentação para unidades de 3 1/2" da fonte. Caso a sua fonte não tenha um plugue desse tipo disponível, a placa vem com um cabo Y que adapta um plugue de 5 1/4" em 3 1/2". Se você se esquecer de instalar esse plugue, não há problema: ao ligar o micro aparecerá uma mensagem de erro informando sobre esse problema.
Figura 5: Detalhe do plugue da fonte que tem de ser instalado nessa placa de vídeo.
A placa tem 128 MB de memória DDR de 2,8 ns da Samsung, sendo a memória mais rápida que já vimos até hoje. Isso mesmo, você leu certo: 2,8 ns. Como o caminho entre o processador de vídeo e a memória é de 256 bits, a memória dessa placa consegue atingir uma taxa de transferência assustadora: até 19,8 GB/s.
Figura 6: Detalhe de um dos circuitos de memória da PowerColor Evil Commando 2.
Essa placa tem três conectores: VGA padrão, S-Video e DVI (para monitores de cristal líquido). Você pode instalar um adaptador (que vem com a placa) na saída DVI que permite que a saída DVI seja transformada em uma saída VGA padrão. Com isso, essa placa de vídeo tem saída para dois monitores de vídeo. Ou seja, com ela você pode usar dois monitores ao mesmo tempo, como se tivesse duas placas de vídeo no micro, permitindo inclusive o uso de uma única área de trabalho nos dois monitores (clique aqui para ler mais sobre esse recurso). Ela tem um único conector S-Video, com saída de vídeo, permitindo a ligação da placa de vídeo a uma TV ou videocassete. Ela vem com um adaptador que transforma essa saída S-Video em vídeo composto (RCA). Ela também vem com um cabo S-Vídeo e um cabo RCA.
Respostas recomendadas