

Conclusões
Tanto o Radeon X300 SE HyperMemory quanto o GeForce 6200 TurboCache são claramente destinados ao mercado de baixíssimo custo baseado no barramento PCI Express. A idéia desses dois chips é que tenhamos placas de vídeo mais baratas com desempenho melhor do que o do vídeo on-board.Há algumas coisas boas a respeito do Radeon X300 SE HyperMemory. Primeiro, seu desempenho foi o mesmo que o de um Radeon X300 “normal”, que usa interface de memória de 128 bits. Então, a tecnologia HyperMemory é, na verdade, muito eficiente. A segunda boa coisa é que a ATI é muito conservadora sobre deixar que seus parceiros mudem a largura da interface de memória, quantidade de memória e clock de memória. Então todo mundo sabe que os modelos “SE” usam interface de 64 bits e é isso aí. Isso é muito melhor do que o cenário da NVIDIA, onde encontramos uma grande quantidade de modelos de GeForce 6200 com diferentes configurações de memória e o usuário médio não tem como dizer qual é qual.
Outra boa coisa a respeito do Radeon X300 SE é sua capacidade de rodar o Far Cry com desempenho apropriado para jogar, se você não aumentar a qualidade de imagem, é claro. Mas esqueça o Doom 3, que não pode ser jogado com esta placa.
Mas o principal problema do Radeon X300 SE HyperMemory é seu desempenho. Apenas no 3DMark2001 SE com aumento de qualidade de imagem o Radeon X300 SE HyperMemory foi mais rápido que o GeForce 6200 TurboCache (comparado ao modelo de 64 MB com interface de 64 bits). Em todos os outros testes a GeForce 6200 TurboCache (modelo de 64 MB com interface de 64 bits da XFX) foi mais rápida ou empatou com a Radeon X300 SE HyperMemory da PowerColor. Podemos dizer que a Radeon X300 SE HyperMemory é uma boa placa de vídeo se você quiser jogar jogos DirectX 8.1 com os ajustes de aumento de qualidade de imagem ativados, mas, em nossa opinião, ninguém que possui uma placa de vídeo de baixo custo habilita os ajustes de alta qualidade de imagem – geralmente as pessoas preferem desempenho em detrimento de qualidade quando usam uma placa de vídeo de baixo custo.
Como tanto a Radeon X300 SE HyperMemory da PowerColor e a GeForce 6200 TurboCache com interface de memória de 64 bits e 64 MB estão na mesma faixa de preço, podemos dizer que a GeForce 6200 TurboCache é uma melhor escolha, já que apresenta melhor nível de desempenho.
Tenha em mente que, comparada com uma GeForce 6200 TurboCache com apenas 16 MB, a Radeon X300 SE HyperMemory é mais rápida. Mas por que escolher uma Radeon X300 SE HyperMemory se você pode conseguir uma GeForce 6200 TurboCache pelo mesmo preço?
Resumindo, se você quer jogar alguns jogos, não suporta o desempenho do vídeo on-board e possui apenas entre US$ 50 e US$ 60 para gastar com uma placa de vídeo, a GeForce 6200 TurboCache com 64 MB e interface de 64 bits como a da XFX que testamos é uma escolha muito melhor que comprar uma Radeon X300 SE HyperMemory.
Entretanto, tenha em mente que a ATI acabou de lançar seu novo Radeon X1300, que promete ser mais rápido que o GeForce 6200 TurboCache.
Respostas recomendadas