
CrystalDiskMark
Como você pode ver na página anterior, nós medimos o desempenho usando três programas diferentes, o CrystalDiskMark, o PCMark Vantage e o PCMark 7. Nesta página nós analisaremos os resultados do programa CrystalDiskMark, enquanto que nas páginas seguintes discutiremos os resultados dos outros dois programas.
É importante notar que nós conectamos todos os discos na porta SATA-600 da placa-mãe para termos certeza de que o desempenho não seria limitado pelo uso de uma porta SATA-300.
Nós incluímos os resultados da unidade SSD Kingston SSDNow V+100 em todos os testes para você ter uma ideia e como é o desempenho de uma configuração SRT comparada a uma unidade SSD convencional.
Nós deixamos este programa em sua configuração padrão, o que significa dizer que cada unidade SSD foi submetida a cinco tarefas simultâneas usando um arquivo de 100 MB. Vejamos os resultados.
No teste de leitura sequencial, a tecnologia Smart Response no modo maximizado obteve um ganho de desempenho de 38,1% em relação ao disco rígido. No modo avançado, o ganho de desempenho foi ainda maior (59,5%) em relação ao disco rígido. Em ambos os testes de escrita sequencial, houve uma queda de desempenho de 7,4% usando a tecnologia SRT comparado a um disco rígido sozinho no modo maximizado e uma queda de 10% no desempenho.
Isto pode ter acontecido por vários motivos. Os resultados mostrados foram coletados na terceira vez que rodamos o programa para que o sistema tivesse a chance de “aprender” sobre o seu comportamento. Cada vez que repetíamos o teste, o desempenho deveria melhorar, já que mais dados seriam armazenados no cache. Mas a unidade SSD Intel 311 Series tem uma velocidade máxima de escrita de 105 MB/s, o que provavelmente deve ter sido o fator limitante neste caso. Como o disco rígido tem uma velocidade de escrita maior, o cache de dados na verdade tem um impacto negativo no desempenho deste teste.

No teste de leitura aleatória usando blocos de 512 KB, houve uma diferença ainda maior no desempenho em relação ao teste sequencial. No modo maximizado, o aumento de desempenho foi de 249%, e no modo avançado 272%. No teste de escrita aleatória usando blocos de 512 KB, não houve aumento de desempenho com a tecnologia SRT habilitada no modo avançado. Mas, no modo maximizado, houve um aumento de 84% no desempenho.
Com a tecnologia SRT habilitada no modo maximizado, houve um aumento de desempenho de 4.434% em relação ao disco rígido no teste de leitura aleatória e um aumento de desempenho de 3.714% no teste de escrita usando blocos de 4 KB. No modo maximizado, a tecnologia SRT foi 13% mais rápida do que a unidade SSD Kingston V+100 128 GB no teste de leitura e 50% no teste de escrita usando blocos de 4 KB.
Quando a tecnologia SRT foi habilitada no modo avançado, no entanto, não houve ganho de desempenho em relação ao disco rígido no teste de escrita usando blocos de 4 KB. Mas ainda houve um aumento de desempenho de 4.586% no teste de leitura usando blocos de 4 KB.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora