Cabos e conectores - parte 2
Além do cabo e do conector apresentados na página anterior, o padrão SATA permite alguns tipos diferentes de cabos e conectores.
Para dispositivos externos, há o conector e o cabo eSATA, que se parece com uma porta USB, como você pode ver na Figura 6. Somente as placas-mãe mais incrementadas trazem este tipo de porta.
Figura 6: portas FireWire (amarela), USB (vermelha) e eSATA (azul)
Para dispositivos portáteis, há os conectores mSATA e M.2, sendo que há algumas placas-mãe para computadores de mesa que também trazem esses conectores. Conectores mSATA e M.2 são usados por SSDs de tamanho reduzido que são encaixados diretamente na placa-mãe, dispensando o uso de cabos. Importante notar que o padrão Mini PCI Express utiliza conectores idênticos, porém voltados para dispositivos PCI Express, como placas de rede sem fio, não aceitando SSDs. Portanto, ao estar diante de conectores como os mostrados nas Figura 7 e 8, você deverá verificar se eles são SATA ou PCI Express.
Figura 7: conector mSATA
Figura 8: conectores M.2
Por fim, há os conectores SATA Express, que combinam duas portas SATA e uma conexão PCI Express em um único conector. Para mais informações, leia o nosso tutorial “Tudo o que você precisa saber sobre o conector SATA Express”.
Figura 9: conectores SATA Express (à esquerda)
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora