

Codec de Áudio
Tanto chipsets quanto controladores de áudio dedicados não podem trabalhar com áudio analógico. Eles precisam de um pequeno chip chamado codec de áudio (abreviação de codificador/decodificador) para fazer as devidas conversões digital/analógico (D/A ou DAC) e analógico/digital (A/D ou ADC). A conversão de digital para analógico é feita quando o computador envia sons para as caixas de som analógicas, enquanto que a conversão de analógico para digital é feita quando você envia para o computador sinais de áudio a partir de uma fonte de áudio analógica externa (por exemplo, quanto você conecta um toca-fitas, um toca-discos ou um videocassete ao computador para converter músicas ou filmes analógicos em arquivo digital de computador, como MP3, CD, DVD, etc.).
Fisicamente falando, o codec de áudio é um chip muito pequeno, normalmente localizado na borda traseira da placa-mãe, perto dos slots de expansão. Ver Figura 6.
Os dois fabricantes mais conhecidos deste chip são a Realtek (RTC) – chips fabricados por esta empresa começam com as letras “ALC” – e a Analog Devices (ADI, também conhecida como “SoundMax”) – chips fabricados por esta empresa começam com as letras “AD”. Em nosso tutorial “Tabela Comparativa dos Codecs de Áudio”, você pode ver todos os fabricantes e todos os modelos de codec disponíveis para computadores pessoais.
Figura 6: Exemplo de codec de áudio
Na Figura 7 nós mostramos um pequeno diagrama explicando a relação entre o chipset, o codec e os conectores de áudio encontrados na placa-mãe.
Figura 7: Como o áudio on-board funciona
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora