Introdução
Níquel-Cádmio (NiCd) é uma tecnologia de construção de baterias recarregáveis bastante popular usada em vários equipamentos eletrônicos, tais como notebooks, telefones celulares, telefones sem fio, placas-mães antigas, etc. Ela também é muito conhecida pelo seu famoso “efeito memória”, que faz com que este tipo de bateria perca sua carga mais rapidamente na medida em que o tempo passa. Neste artigo explicaremos em detalhes sobre o funcionamento das baterias NiCd, o que é e porque o “efeito memória” acontece e como evitá-lo.
Como o próprio nome já diz, as baterias NiCd são feitas de dois elementos químicos, Níquel, sobre a forma de Hidróxido Niquélico, e Cádmio. Um terceiro elemento é usado como eletrólito, geralmente uma solução de Hidróxido de Potássio. O Cádmio é o grande vilão. Primeiro, ele é o elemento por trás do “efeito memória”, e segundo ele é um metal pesado e muito tóxico.
É por essa razão que as novas tecnologias de baterias recarregáveis não utilizam mais Cádmio (ex: Hidreto Níquel-Metal [NiMH], Lítio-Íon [Li-ion] e Polímero de Lítio-Íon [Li-Pol]). Notebooks, telefones celulares, telefones sem fio e placas-mães encontradas atualmente no mercado não utilizam mais baterias NiCd e você não terá qualquer tipo de problema ou “efeito memória” se seus equipamentos eletrônicos usarem uma bateria recarregável com uma tecnologia diferente da NiCd. Se você der uma olhada na sua bateria verá um adesivo mostrando qual é a tecnologia empregada em sua construção. Caso ela não seja NiCd, você não terá problema de “efeito memória”.
Afinal, o que é este “efeito memória”?
O “efeito memória” é quando a bateria “acha” que está completamente carregada quando na verdade não está. Digamos que ela esteja 70% carregada, mas acha que está 100% carregada. Desta forma, quando você colocá-la para carregar ela não irá ser recarregada, já que ela acha que já está completamente carregada. Quando você começa a usar seu equipamento eletrônico, sua autonomia será menor, já que ela está com apenas 70% da carga, e é por isso que assumimos que baterias NiCd antigas duram menos do que as novas. O que é verdade, mas existem maneiras de prevenir que o “efeito memória” aconteça.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora