

Filtragem de Transientes
O primeiro estágio de uma fonte de alimentação para PCs é a filtragem de transientes. Na Figura 8 você pode ver o esquema de um estágio de filtragem de transiente recomendado para fontes de alimentação para computadores.
Figura 8: Filtragem de transientes.
Nós dissemos “recomendado” porque muitas fontes de alimentação – especialmente as mais baratas – não têm todos os componentes mostrados na Figura 8. Por isso uma boa maneira de verificar se sua fonte de alimentação é ou não de boa qualidade é verificar se o seu estágio de filtragem de transientes tem todos os componentes recomendados.
O componente principal deste estágio é chamado varistor (ou MOV, Varistor de Óxido Metálico) – rotulado em nosso diagrama como RV1 – que é o responsável por cortar os picos de tensão (transientes) encontrados na rede elétrica. Este é exatamente o mesmo componente encontrado nos filtros de linha. O problema é que fontes de alimentação mais baratas, de modo a cortar custos, não possuem este componente. Em fontes de alimentação que possuem um varistor filtros de linha não servem para nada, já que elas já possuem um varistor internamente.
L1 e L2 são bobinas de ferrite. C1 e C2 são capacitores cerâmicos, normalmente azuis. Esses capacitores também são chamados “capacitores Y”. C3 é um capacitor de poliéster metalizado, normalmente com valores como 100 nF, 470 nF ou 680 nF. Este capacitor também é chamado “capacitor X”. Algumas fontes de alimentação têm um segundo capacitor X, instalado em paralelo com a rede elétrica principal, onde está o RV1 na Figura 8.
O capacitor X é qualquer capacitor que tenha seus terminais conectados em paralelo com a rede elétrica principal. Já os capacitores Y vêm aos pares. Eles precisam estar ligados em série com o ponto de conexão entre eles aterrado, ou seja, conectado à carcaça da fonte de alimentação. Eles são então conectados em paralelo com a rede elétrica principal.
O filtro de transientes não apenas filtra os transientes oriundos da rede elétrica, mas também evita que o ruído gerado pelos transistores de chaveamento volte para a rede elétrica, que causaria interferência em outros equipamentos eletrônicos.
Vejamos alguns exemplos. Preste atenção na Figura 9. Você ver algo estranho nela? Este fonte de alimentação não tem um filtro de transientes! Esta é uma fonte de alimentação “genérica” barata. Se você prestar atenção pode ver as marcações na placa de circuito impresso onde os componentes do estágio de filtragem de transientes deveriam ser instalados.
Figura 9: Esta é uma fonte de alimentação genérica e de baixo custo que não tem o estágio de filtragem de transientes.
Na Figura 10 você pode ver o estágio de filtragem de transientes de uma fonte de alimentação barata. Como você pode ver, esta fonte não tem um varistor (MOV) e tem apenas uma bobina (não tem a bobina L2). Por outro lado, ela tem um capacitor X extra (localizado onde está o RV1 na Figura 8).
Figura 10: Estágio de filtragem de transientes em uma fonte de alimentação barata.
Em algumas fontes o estágio de filtragem de transientes pode se dividido em dois outros estágios, um soldado ao conector de alimentação da rede elétrica e outro na placa de circuito impresso da fonte de alimentação, como você pode ver nas Figuras 11 e 12.
Nesta fonte de alimentação você encontra um capacitor X (substituindo RV1 na Figura 8) e a primeira bobina de ferrite (L1) soldados em uma pequena placa de circuito impresso que está conectada ao conector de alimentação da rede elétrica.
Figura 11: Primeiro estágio de filtragem de transientes.
Na placa de circuito impresso desta fonte de alimentação você encontra os outros componentes. Como você pode ver esta fonte de alimentação tem um varistor (MOV), apesar de este componente estar posicionado em um local pouco usual, após a segunda bobina. Se você prestar atenção, esta fonte de alimentação tem mais do que o número de componentes recomendados, já que ela tem todos os componentes mostrados na Figura 8 mais um capacitor X extra.
Figura 12: Segundo estágio de filtragem de transientes.
Você também deve encontrar um fusível perto do filtro de transientes (F1 na Figura 8, veja também nas Figuras 9, 10 e 12). Se este fusível estiver queimado, tome cuidado. Fusíveis não queimam sozinhos. Um fusível queimado normalmente significa que um ou mais componentes estão com defeito. Se você trocar o fusível, muito provavelmente ele queimará assim que você ligar o micro.
-
2
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora