

Introdução
A Topower é um tradicional fabricante OEM, sendo o responsável pela fabricação das fontes de alimentação de marcas como a Targan e OCZ (nem todas as fontes da OCZ são fabricadas pela Topower). Eles também vendem fontes usando sua própria marca e hoje nós testaremos a PowerBird 900 W, uma fonte que usa um sistema de cabeamento totalmente modular e é baseada em um projeto com dois transformadores. Vejamos se ela é uma boa fonte.
Figura 1: Fonte de alimentação Topower PowerBird 900 W.
Figura 2: Fonte de alimentação Topower PowerBird 900 W.
A PowerBird 900 W é uma fonte de alimentação longa, medindo 17,5 cm de profundidade, possui uma ventoinha de 120 mm em sua parte inferior e circuito de PFC ativo, é claro. Mas o que é realmente diferente nesta fonte é o seu sistema de cabeamento totalmente modular. Normalmente quando os fabricantes dizem que seus produtos têm um sistema de cabeamento modular, o cabo principal da placa-mãe e normalmente o cabo ATX12V/EPS12V partem diretamente de dentro da fonte, não fazendo parte o sistema de cabeamento modular. Isto não acontece com a PowerBird 900 W, onde até mesmo o cabo principal da placa-mão faz parte do sistema de cabeamento modular.
Figura 3: Fonte de alimentação Topower PowerBird 900 W.
Todos os cabos utilizam uma proteção de nylon e todos os fios são 18 AWG, exceto os fios do cabo principal da placa-mãe, que são mais grossos (16 AWG).
O sistema de cabeamento modular tem 11 conectores e esta fonte vem com 12 cabos:
- Cabo principal da placa-mãe, com um conector de 20/24 pinos.
- Cabo EPS12V.
- Um cabo com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V.
- Dois cabos com um conector de alimentação auxiliar de 6 pinos para placas de vídeo cada.
- Dois cabos com um conector de alimentação auxiliar de 6/8 pinos para placas de vídeo cada.
- Um cabo com um conector de alimentação auxiliar de 6 pinos e um conector auxiliar de 6/8 pinos para placas de vídeo.
- Dois cabos com quatro conectores de alimentação SATA cada.
- Dois cabos com três plugues de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para unidade de disquete cada.
Todos os cabos são relativamente longos, medindo 55 cm entre a ponta que encaixa no sistema de cabeamento modular e o primeiro conector no cabo. Nos cabos com mais de um conector, há 15 cm entre os conectores.
Figura 4: Cabos.
Com um total de seis conectores de alimentação para placas de vídeo, esta fonte suporta o modo SLI de três vias. Dois desses conectores, no entanto, estão disponíveis no mesmo cabo. Isto normalmente resulta em queda de tensão no conector quando a fonte está totalmente carregada e por essa razão nós preferimos ver todos os conectores usando cabos individuais.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas