

Removendo o Componente
Para remover o componente, apenas puxe-o com seus dedos. Caso ele ainda esteja difícil de ser removido, existem algumas dicas adicionais dependendo do componente.
Se o componente usa terminais axiais (os terminais estão no lado oposto do componente), você pode segurar o terminal no lado do componente da placa com ajuda de um alicate de bico e puxá-lo enquanto, no lado da solda da placa, mexa no terminal com a ponta do ferro de solda. Este tipo de componente é raro em placas usadas em computadores.
Se o componente usa terminais radias (os terminais estão próximos um do outro e localizados no mesmo lado do componente – como em capacitores eletrolíticos usados nos exemplos), você pode empurrá-lo em um dos seus lados com seu polegar enquanto toca no lado correspondente do terminal com a ponta do ferro de solda no lado de solda da placa. Por exemplo, se você empurrar o capacitor da esquerda para a direita, você deve esquentar o terminal localizado na esquerda. Você nunca deve utilizar alicates para remover capacitores eletrolíticos, porque geralmente quando você faz isso o capacitor sairá em sua mão enquanto que os seus terminais ainda continuarão soldados. Você pode utilizar alicate, caso necessário, para remover componentes que possuem superfície “dura”, como transistores e circuitos integrados.
Para circuitos integrados com encapsulamento DIP (Dual In Parallel), você pode usar uma pequena chave de fenda para ajudá-lo na remoção. Apenas insira a chave de fenda em um dos lados do circuito integrado (entre a placa e o componente) e use-a como alavanca para suspender o circuito integrado enquanto esquenta os terminais do circuito no mesmo lado que você colocou a chave de fenda. Então faça a mesma coisa no outro lado. Repita o processo até que você possa ter removido totalmente o circuito integrado.
Tome cuidado. Você pode apenas seguir essas dicas após ter executado todo o procedimento padrão que descrevemos nesse artigo. Se você tentar puxar um componente sem remover a sua solda como explicamos anteriormente, você pode remover junto como componente o tubo metálico do furo. Este tudo é que faz contato entre todas as camadas da placa de circuito impresso. Se você fizer isso, você danificará a placa, já que o contato entre as camadas será perdido.
Figura 21: Removendo o componente.
Figura 22: Removendo o componente.
Figura 23: Componente removido.
Preste atenção na polaridade do componente que estiver removendo, pois você precisará saber essa informação na hora de instalar o novo componente no lugar do que foi removido.
O processo de dessoldagem ainda não acabou. Ainda tem um passo final. Continue lendo.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora