

Instalando a Placa-Mãe na Chapa Metálica
Agora você deve posicionar a placa-mãe sobre a chapa metálica novamente e colocar um parafuso em cada um dos parafusos de fixação (parafusos-porca) instalados anteriormente. Porém, existe um detalhe muito importante que muita gente não sabe. Se você prestar atenção nos furos da placa-mãe, você notará dois tipos de furos: metalizados e não-metalizados. Como o nome já sugere, os furos metalizados possuem uma camada metálica ao redor. Preste atenção na Figura 6 para ver a diferença entre esses dois tipos de furo.
Figura 6: Diferença entre um furo metalizado e um não-metalizado.
Nos furos metalizados você pode utilizar diretamente um parafuso, mas já nos furos não-metalizados você não poderá fazer isso. No caso dos furos não-metalizados, você precisará colocar um isolamento apropriado, de modo a não danificar a placa-mãe. Esse isolamento é feito com a utilização de arruelas de cartolina que acompanham o gabinete. Você deverá colocar duas arruelas de cartolina em cada furo, sendo que uma deverá ficar embaixo do furo e outra acima dele, fazendo um "sanduíche" com o furo da placa-mãe.
Um erro bastante comum cometido durante a instalação de uma placa-mãe é utilizar em todos os furos arruelas de cartolina. Isso não deve ser feito. Os furos metalizados foram metalizados para que pudessem ser aterrados com o gabinete.Na verdade, você provavelmente não encontrará nenhum furo não-metalizado em placas-mães vendidas hoje. Caso venha a encontrar, quase sempre não haverá coincidência com nenhum dos furos da chapa metálica do gabinete. Por isso, deixe de lado as arruelas de cartolina que acompanham o gabinete e não as utilize na instalação da placa-mãe.
Um outro erro comum e perigoso é utilizar espumas antiestáticas (uma espuma normalmente rosa que vem com a placa-mãe) entre a placa-mãe e a chapa metálica do gabinete. Algumas pessoas acreditam que essa espuma serve para evitar que a placa-mãe entre em contato com a chapa metálica, evitando assim um curto-circuito. Esse pensamento é completamente equivocado. Primeiro, se você instalar corretamente todos os parafusos de fixação e instalar um parafuso em cada um dos furos da placa-mãe, a placa-mãe nunca tocará na chapa metálica do gabinete. Em segundo lugar, a instalação dessa espuma impede a correta dissipação térmica da placa-mãe, fazendo com que o micro apresente funcionamento errático devido ao superaquecimento. O espaço entre a placa-mãe e a chapa metálica é usado para dissipar o calor gerado pela placa-mãe e nada deve utilizado nele.
Para mais informações sobre erros cometidos durante a instalação de uma placa-mãe, leia esses dois artigos: Erros típicos de montagem e Gabinetes: Como evitar o superaquecimento.
Na Figura 7 você pode ver uma placa-mãe corretamente instalada na chapa metálica do gabinete.
Figura 7: Placa-mãe corretamente instalada na chapa metálica do gabinete.
Você pode estar pensando agora que o próximo passo é instalar a chapa metálica na parte traseira do gabinete, já que a placa-mãe está devidamente instalada na nela. Mas não é. Antes disso, você precisará fazer algumas coisas.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora