

Instalando Conectores Externos, Drives e a Fonte
Junto com a placa-mãe vêm alguns conectores externos, como portas USB adicionais, portas FireWire e conectores de áudio (ver Figura 18). Agora você pode instalar estes conectores na placa-mãe, mas não efetuando a sua instalação no gabinete. Você pode fazer isso depois, é claro, mas instalar esses conectores enquanto a placa-mãe ainda está fora do gabinete é bem mais fácil.
Figura 18: Conectores externos de uma placa-mãe.
Você deve instalar esses conectores seguindo orientações descritas no manual da sua placa-mãe. Nós não podemos explicar aqui onde exatamente esses conectores são instalados, pois a localização dependendo do modelo da placa-mãe.
O próximo passo é instalar os cabos do disco rígido, unidades ópticas e de disquete. Se você ainda não instalou esses dispositivos dentro do gabinete essa é uma boa hora.
O cabo do disco rígido deve ser instalado na porta IDE1 (primária) e o cabo das unidades ópticas deve ser instalado na porta IDE2 (secundária). O cabo da unidade de disquete deve ser instalado em um conector da placa-mãe chamado “FDD” ou “Floppy”. Para instalar esse cabo, apenas preste atenção no fio vermelho, que o fio indicador de “pino 1”, e que deverá ser instalado de modo que o fio vermelho coincida com a marcação de “pino 1” existente no conector da placa-mãe. Essa marcação é geralmente o número “1” ou “2” impresso em um dos lados do conector (o lado oposto deve ser marcado como “40” ou “39”, ou “33” ou “34” no caso do conector da unidade de disquete).
Figura 19: Cabos do disco rígido e das unidades ópticas e de disquete instalados corretamente.
O próximo passo é conectar a fonte de alimentação. A fonte de alimentação possui um conector de 20 pinos e sua placa-mãe pode ter um conector extra de 4 pinos chamado ATX12V, que deve também ser instalado (nem todas as placas-mães possuem este conector extra). Você pode precisar levantar sua placa-mãe em um ângulo de 45º em relação à mesa em que você está montando o micro, já que geralmente os fios da fonte de alimentação não são compridos o suficiente para alcançar a placa-mãe enquanto ela está fora do gabinete.
Figura 20: Instalando o conector da fonte de alimentação.
Figura 21: Instalando o conector ATX12V (apenas se a sua placa-mãe possuir esse conector).
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora