Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASUS Z97M-PLUS/BR


     121.907 visualizações    Placas-mãe    2 comentários
Placa-mãe ASUS Z97M-PLUS/BR

Periféricos on-board

O chipset Intel Z97 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou hub controlador de plataforma). Esse chip oferece seis portas SATA-600 e oferece suporte a RAID (0, 1, 10 e 5). A ASUS Z97M-PLUS/BR vem com essas seis portas. As portas SATA são instaladas na extremidade da placa-mãe e quatro delas são rotacionadas em 90 graus, de forma que a instalação de placas de vídeo não as bloqueie.

Ao contrário da maioria das placas-mãe baseadas neste chipset, a ASUS Z97M-PLUS/BR não oferece suporte ao padrão SATA Express.

ASUS Z97M-PLUS/BR
Figura 4: as seis portas SATA-600 controladas pelo chipset

O chipset Intel Z97 oferece suporte a 12 portas USB 2.0 e seis portas USB 3.0. A ASUS Z97M-PLUS/BR oferece oito portas USB 2.0, duas no painel traseiro e seis disponíveis através de três conectores localizados na placa-mãe. Há também seis portas USB 3.0 (quatro no painel traseiro e duas disponíveis em um conectore), controladas pelo chipset.

A placa-mãe analisada não oferece suporte a portas FireWire nem Thunderbolt, porém é interessante notar a presença de uma porta paralela e uma porta serial, sendo, porém, necessário adquirir as extensões para poder utilizar estas portas.

Esta placa-mãe suporta áudio no formato 7.1, usando um codec Realtek ALC887. Este codec tem as mesmas especificações do Realtek ALC892. A única diferença entre ele é que o ALC892 tem dois canais extras para streaming de áudio. As especificações técnicas do Realtek ALC887 incluem relação sinal/ruído de 97 dB para as saídas analógicas, relação sinal/ruído de 90 dB para as entradas analógicas,  taxa de amostragem de até 192 KHz para as entradas e saídas e resolução de 24 bits. As especificações são boas para o usuário comum, mas se você trabalha profissionalmente com edição de áudio deve procurar por uma placa-mãe que ofereça relação sinal/ruído de pelo menos 97 dB para a entrada analógica.

As saídas de áudio analógico serão independentes mesmo se você instalar um conjunto de caixas 7.1.

A placa-mãe analisada tem uma porta Gigabit Ethernet, controlada pelo chipset com o auxílio de um chip Intel i218V para interface com a camada física.

Na Figura 5, podemos ver o painel traseiro da placa-mãe com um conector PS/2 compartilhado para mouse ou teclado, duas portas USB 2.0, saída DVI-D, saída VGA, saída HDMI, quatro portas USB 3.0, porta Gigabit Ethernet, e conectores de áudio analógico.

ASUS Z97M-PLUS/BR
Figura 5: painel traseiro da placa-mãe


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Engraçado é que mesmo sendo uma Z97, essa placa parece ser bem mais básica do que a H97-PRO GAMER também analisada aqui no CdH.

 

Estranhas escolhas da ASUS em colocar esses chipsets nestas duas placas-mãe.

 

No caso da Z97M-Plus/BR, custaria menos colocar um H97 no lugar do Z97, e praticamente nem haveria diferença nesse caso. Porque convenhamos, quem é entusiasta de overclock não vai comprar uma Z97M-Plus/BR.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!