Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga

       
 2.518.696 Visualizações    Tutoriais  
 11 comentários

Aprenda a montar sua própria rede usando um roteador banda larga, permitindo a você compartilhar sua conexão com a Internet, arquivos e impressoras entre seus computadores.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga

Configurando o Roteador – O Básico

A primeira coisa que você precisa saber é o endereço IP do seu roteador para ter acesso às suas opções de configuração. Esta informação está escrita em seu manual. Geralmente os endereços IP utilizado são 192.168.0.1, 192.168.1.1 ou 10.0.0.1. Carregue o seu navegador de Internet e abra http://[endereço IP aqui]. O endereço IP do roteador usado em nossos exemplo era 192.168.1.1, então tivemos que abrir http://192.168.1.1. Claro que você precisa alterar isto de acordo com o endereço IP usado pelo seu roteador.

Todas opções de configurações variam de acordo com o modelo do roteador. Por isso, talvez você não encontre opções que estão descritas aqui com o mesmo nome, mas elas existirão, já que estamos falando apenas das opções básicas.

Geralmente a primeira página de configuração pede para você escolher entre a instalação rápida e a instalação avançada. Apesar da instalação rápida ser a melhor maneira para configurar sua rede em menos de cinco minutos, a primeira configuração você deve fazer é dentro da instalação avançada: configurar uma senha para seu roteador.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 11: Tela de configuração inicial do roteador.

Como você pode ver, a tela de configuração do seu roteador é acessada de qualquer computador na sua rede. Apesar disto não ser uma preocupação em redes pequenas, a tela de configuração do roteador pode ser acessada de qualquer computador localizado na Internet. Por exemplo, digamos que o seu endereço IP verdadeiro seja 69.69.69.69 (o endereço IP que seu provedor atribuiu para seu modem). Qualquer computador na Internet pode acessar as configurações do seu roteador simplesmente abrindo um navegador de Internet e digitando http://69.69.69.69. Este recurso pode ser desabilitado em alguns roteadores. No entanto, este é um recurso muito interessante, pois você pode reparar ou reconfigurar sua rede do escritório ou de casa de qualquer computador no mundo. Fica ao seu critério habilitar ou desabilitar este recurso, dependendo se você for usá-lo ou não.

Como Montar uma Pequena Rede Usando um Roteador Banda Larga
Figura 12: Configurando a senha do administrador.

Em nosso roteador esta configuração é feita em Advanced Setup, System, Admistrador Settings. Nesta tela você pode tanto configurar a senha do administrador quanto pode escolher se deseja habilitar o gerenciamento remoto. Em nosso roteador o gerenciamento remoto estava desativado. Poderíamos ter ativado e definido apenas um endereço IP (por exemplo, o endereço IP de nosso computador de casa) para ter acesso ao roteador, fazendo assim com que outros computadores não fossem capazes de acessar a tela de controle do roteador remotamente. Além disso, você pode especificar uma porta de acesso. Usando o roteador da Figura 12, não poderíamos acessá-lo usando http//69.69.69.69, precisaríamos abrir como http://69.69.69.69:8080. Esta é a maneira mais simples de evitar que aspirantes a hacker abram a tela de configuração de seu roteador a partir de seus computadores (hackers sérios sabem que a porta 8080 é geralmente usada e podem também usar um detector de portas para ver quais portas estão abertas no roteador).

Clique em Apply para que as alterações sejam efetivadas.

Após esta breve e importante explicação de segurança, vamos para as configurações básica do roteador.

Compartilhar



  Denunciar Artigo

Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Moderador

Bom tópico para iniciantes que possuem duvidas para montar uma pequena rede.

Vale a pena lembrar que para montar pequenas redes não é obrigatório um roteador, mas com certeza isso facilita muito a vida dos menos experientes ou para quem não quer dor de cabeça. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Gabriel,

Achei bem interessante o tutorial sobre como montar uma pequena rede usando um Roteador Banda Larga.

Gostaria de saber qual foi o modelo do Roteador Banda Larga que vocês usaram, pois achei bem útil a função de poder bloquear o acesso a internet por horários.

Se possivel, gostaria de saber que outros modelos de roteadores conhecidos é possível esta configuração.

No aguardo

Diogo Stelmach

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai Gabriel ou Cássio????? Apenas gostaria de saber qual o modelo deste roteador Banda Larga que foi usado no tutorial. Ou algum outro modelo que tivesse a mesma opção de poder controlar o acesso da internet por horarios através do IP de cada máquina. Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao invés de um roteador pode ser usado um switch? Eu uso internet a cabo e quero montar uma rede com 2 computadores e a internet compartilhada. Desde já Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

po sou advogado não entendo nada de redes, mas pra mim o artigo foi muito esclarecedor.. obrigado! :bandeira:

So achei confuso a parte dos cabos necessários, mas pelo que entendi são 3 cabos de rede ponto a ponto né?

1 modem -> WAN do router e

2 router -> PCs?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro, quero parabenizar o pessoal do site pela iniciativa de postar os tutoriais. Tenho encontrado muita coisa aqui que é uma mão-na-roda.

Quanto a esse tutorial em especial, tive alguns problemas, não por culpa da explicação, mas porque tenho um modem/roteador que não apresenta a opção de configuração rápida. Havendo necessidade de fazer a configuração item por item.

Assim, deixo aqui a sugestão, para ajudar os azarados como eu, de fazer um tutorial para casos que devam ser configurados "na raça", sem configuração rápida ou assistente.

Um grande abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora



Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!