Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como o Protocolo TCP/IP Funciona – Parte 2


     375.487 visualizações    Redes    0 comentários
Como o Protocolo TCP/IP Funciona – Parte 2

Outras Funcionalidades e Protocolos

Abaixo você encontra uma lista de outras funcionalidade e protocolos “famosos” relacionados ao TCP/IP e que você pode ouvir a respeito:

  • NAT (Network Address Translation, Tradução de Endereço de Rede): Teoricamente cada computador conectado à Internet precisa de um endereço IP “público” válido. O NAT permite a uma rede local usar um único endereço IP “público”. Por exemplo, quando você conecta sua rede doméstica ou da sua empresa à Internet usando um roteador de banda larga, o roteador usará o único endereço IP “público” atribuído por seu provedor, enquanto que seus computadores usarão os endereços IP que são válidos apenas dentro da sua rede (chamados endereços IP “mágicos”, normalmente na faixa 192.168.x.x). Do ponto de vista da Internet, todos os computadores da sua rede estão usando o mesmo endereço IP. Portanto, para enviar dados para um dos computadores da sua rede, o computador de origem usará o endereço IP do roteador e quando este datagrama chegar no roteador, ele substituirá seu endereço IP pelo endereço IP que o computador de destino está usando, que é válido apenas dentro da sua rede. Esta técnica é chamada NAT.
  • IGMP (Internet Group Management Protocol, Protocolo de Gerenciamento de Grupo Internet): A técnica de enviar o mesmo datagrama para todos os computadores da rede é chamada broadcast, enquanto que a técnica de enviar o mesmo datagrama para um determinado grupo de computadores (mas não todos) é chamada multicast. O multicast no TCP/IP pode ser feito até mesmo se computadores estiverem localizados em redes diferentes. Esses grupos são gerenciados usando mensagens de controle IGMP. O IGMP usa o protocolo IP, trabalhando na camada Internet.
  • SNMP (Simple Network Management Protocol, Protocolo Simples de Gerenciamento de Rede): Este protocolo é usado para monitorar os dispositivos de hardware conectados a redes TCP/IP que o implementem. O SNMP é um protocolo da camada de aplicação e usa as portas 161 e 162 do UDP.
  • Finger: Este é um protocolo da camada de aplicação que usa a porta 79 do TCP e é usado para descobrir informações sobre um dado usuário em um servidor. Como ter acesso às informações pessoais de todos os seus usuários é realmente uma má idéia, este serviço está quase sempre desabilitado.

Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!