Introdução
Nota: este artigo é uma recomendação espontânea. Não recebemos qualquer tipo de incentivo para recomendar este programa. Estamos recomendamos porque achamos que ele merece ser usado por usuários e técnicos.
Atualmente, com a grande quantidade de potenciais ameaças existentes para o seu computador (coletivamente chamadas malware), ter apenas um programa antivírus não é suficiente. É recomendado que tenhamos também um programa antimalware instalado, visto que muitos programas antivírus, especialmente os gratuitos, não verificam o computador por programas “chatos” ou maliciosos, como plug-ins adicionados ao seu navegador de Internet.
Assim como ocorre com programas antivírus, há uma grande quantidade de programas desse tipo disponível, e cada usuário e técnico tem o seu preferido. Um programa bastante recomendado por nossos usuários é o Malwarebytes Anti-Malware (outros programas populares incluem o SpyHunter e o IOBit Malware Fighter). Uma de suas vantagens é estar em português. Se você preferir outro programa desse tipo, não há problema; o importante é que você tenha um deles instalado.
Da mesma maneira que ocorre com programas antivírus, o programa analisado tem duas versões: uma gratuita e uma paga. A lista de vantagens da versão paga pode ser vista aqui, entre as quais destacamos a proteção em tempo real e o bloqueio a acesso a sites conhecidamente fontes de malware.
Antes de procurar por malware em seu computador, não se esqueça de primeiro atualizar o banco de dados do programa (clicando no link “Atualizar agora” presente ao lado da versão do banco de dados na tela que aparece quando você abre o programa).
Figura 1: procurando por malware em nosso computador
Na Figura 2 você pode verificar que, mesmo com antivírus atualizado, o programa detectou quatro ameaças.
Figura 2: ameaças detectadas
A versão gratuita funciona bem, mas você deve atualizar o banco de dados e executá-la manualmente, já que não oferece proteção em tempo real e agendamentos só estão disponíveis na versão paga. Mas você pode usar o Agendador de Tarefas do Windows para atualizar e executar o programa de forma automática. Na próxima página mostramos o passo a passo de como isso pode ser feito, e a nossa dica é facilmente adaptável para qualquer programa antimalware gratuito do mercado.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora