Introdução
Os chips gráficos GeForce das séries 6 e 7 possuem um processador de vídeo 2D responsável por melhorar a qualidade de vídeos 2D executados na máquina em programas como o Windows Media Player. Este recurso foi amplamente explorado pela NVIDIA quando ela lançou a série 6, com o GeForce 6800 Ultra, e quando ela lançou a série 7, com o GeForce 7800 GTX. A NVIDIA divulga que seus chips gráficos dessas séries são “dois em um”, por terem tanto um processador 3D quanto um processador para melhoria de vídeos 2D.
Só tem um detalhe que a NVIDIA não diz: os recursos de melhoria de vídeos 2D não são habilitados automaticamente. Isto é, não basta instalar a sua placa de vídeo GeForce da série 6 e da série 7 para obter melhorias na execução de vídeo 2D, você precisa instalar um driver adicional e configurar corretamente o Windows Media Player para usufruir deste recurso. Veremos com isto é feito neste tutorial.
Coletivamente chamadas de PureVideo pela NVIDIA, as melhorias de imagem 2D foram adicionadas basicamente para corrigir entrelaçamento e telecinagem.
Vídeos originalmente voltados para serem exibidos em aparelhos de TV são entrelaçados, pois este é o modo em que os aparelhos de TV funcionam. No modo entrelaçado, cada quadro de vídeo tem somente metade das linhas de vídeo disponíveis. Monitores de vídeo usados pelos computadores usam varredura não-entrelaçada (ou progressiva, como também é chamada), que é capaz de mostrar todas as linhas disponíveis em todos os quadros. Desta forma, quando reproduzimos um vídeo no micro podemos ver que o vídeo não apresenta a melhor qualidade de imagem possível.
As placas GeForce das séries 6 e 7 possuem uma unidade para remoção do entrelaçamento (de-interlacing), que cria as linhas que faltam em cada quadro de vídeo, melhorando a qualidade de imagem de vídeos 2D.
Quando filmes são convertidos para vídeo, outro problema surge. Filmes são gravados a 24 quadros por segundo, enquanto devem ser passados a 30 quadros por segundo na TV. Desta forma, o filme precisa passar por um processo chamado telecinagem, que cria os seis quadros por segundo que estão faltando. Às vezes este processo não é bem feito e você percebe que a qualidade de imagem não é a melhor possível.
As placas das séries GeForce 6 e 7 oferecem basicamente dois recursos para reverter a telecinagem e resolver este problema, chamados inverse 3:2 e 2:2 pull-down.
Um terceiro recurso encontrado nas placas de vídeo dessas séries é chamado correção de edição mal feita ou 3:2 & 2:2 correction, que corrige erros gerados pela telecinagem inversa.
Como explicamos, apesar de as placas de vídeo GeForce séries 6 e 7 terem estes recursos, eles não são habilitados automaticamente. Veja como habilitá-los na próxima página.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora