Kyle Bennett, do site HardOCP, postou isso hoje (nossa tradução):
O Sumiço do CrossFire da ATI:
Está havendo o maior oba-oba sobre a ATI e suas placas CrossFire "master" ultimamente e decidi dar meu pitaco sobre o assunto. Vamos começar dizendo que entramos em contato hoje com uma dos maiores revendas on-line de peças de hardware e eles nos disseram que não esperam ter placas CrossFire "master" até novembro. Tenha em mente que este é um atraso de 5 ou 6 MESES (dependendo de como você conta) desde que o produto foi lançado em maio...
Em vez de dissecar o assunto por várias páginas, vou direto ao ponto e dizer o que todo mundo está pensando e como muito de nós da imprensa de tecnologia estão se sentindo.
1. ATI, o HardOCP não é sua vagabunda, então não nos trate como uma novamente. Vocês estão na beira do precipício e deviam estar envergonhados das suas ações neste ano. Nós do HardOCP não queremos ser o porta-voz de um vaporware para ajudá-los a manter o preço das suas ações alto. De agora em diante, se vocês não forem lançar algo concreto, mantenha para vocês.
2. Continuem com o método "se a NVIDIA fez nós também podemos fazer!" que tem funcionado para vocês por um bom tempo. Mas, de agora em diante, trabalhem com um cronograma mais apertado.
3. Repitam comigo. Lançamentos somente no papel, NÃO. Lançamento de produtos verdadeiros, SIM.
4. As empresas parceiras da NVIDIA vendem seus produtos no mesmo dia em que eles são lançados. Vê se aprende. E, NVIDIA, continue assim.
Em resumo, o que a comunidade entusiasta de hardware quer são produtos, e não promessas de canadenses. A ATI está rapidamente se queimando com sua base sólida e leal de fãs que eles criaram na época da 9700/9800. Agora é hora para a ATI aparecer com algo para reverter essa situação e não outra cesta pela metade com promesas meia-bomba.
Tudo bem que o Kyle não tem meias-palavras e adora sentar o cacete em tudo quanto é empresa (e a bola da vez é a ATI), eu escreveria a mesma coisa com outras palavras, mas no geral o sentimento procede. Veja só:
- A primeira placa-mãe SLI a chegar ao mercado foi a ASUS A8N SLI no dia 17 de novembro de 2004.
- A ATI nos procurou enquanto estávamos em Taiwan antes da Computex para nos apresentar o CrossFire, para publicarmos algo no dia seguinte de manhã, data em que se encerrava o NDA (Non-Disclosure Agreement). A data oficial de lançamento do CrossFire foi 30 de maio de 2005. Já se passaram exatamente quatro meses e o CrossFire ainda não chegou ao mercado. Decepcionante termos corrido para escrever um artigo detalhado sobre um produto que até agora não chegou ao mercado.
- A NVIDIA lançou sua nova série 7 no dia 22 de junho de 2005, como você pode conferir no artigo que publicamos no lançamento. Neste mesmo dia placas GeForce 7800 GTX já estavam disponíveis nas lojas norte-americanas. Como contra-ataque, a ATI deixou vazar que estava trabalhando na sua nova geração de chips gráficos, que seria lançada em julho.
- Esta nova geração será lançada oficialmente amanhã com o nome genérico Radeon X1000, só que os produtos não poderão ser encontrados no mercado. De acordo com a informação oficial da ATI, o modelo topo de linha, Radeon X1800 XT (nome-código R520) - que é o concorrente do GeForce 7800 GTX - só deve chegar ao mercado em novembro, isso se chegar. Ainda não podemos falar tudo que sabemos pois ainda estamos sob NDA, mas vence amanhã e aí eu atualizo esta entrada do blog. Ou seja, o Radeon X1800 XT chegará ao mercado com pelo menos cinco meses de atraso em relação ao GeForce 7800 GTX. O pior não é isso. A partir de amanhã publicaremos uma série de testes com as principais placas da série, e algumas dessas placas não estarão disponíveis para a compra até dezembro! Atualizado: clique aqui para ler nossa cobertura do lançamento da série Radeon X1000.
- Ou seja, a ATI está ou não está usando a imprensa especializada para falar dela sem que haja produto de verdade nas prateleiras?
- A propósito, 5 minutos depois que postamos esta entrada recebemos isso: "A ATI diminuiu sua garantia de três anos para apenas um ano na maioria das suas placas de vídeo". Precisamos dizer mais?
Bem, os fatos são esses. E o CrossFire? Quando as placas de vídeo "master" chegarão ao mercado? Ninguém sabe ao certo. Kyle diz que em novembro. Será? Se for, a ATI estará um ano atrasada para a festa. Com a NVIDIA detendo 90% do mercado de placas-mãe para processadores AMD sem vídeo on-board, será pauleira para a ATI se levantar e ganhar mercado depois dessa queimação de filme toda. Sinceramente, para mim a ATI é hoje como um disco voador: tem gente que diz já que viu, mas no final tudo é questão se você acredita ou não. Eu sou cético de carteirinha. Só acredito no CrossFire depois que chegar ao mercado.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora