Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Novos Chipsets Para Placas 3D


     41.216 visualizações    Vídeo    0 comentários
Novos Chipsets Para Placas 3D

3Dfx Banshe

O Banshe é o primeiro chipset 3D/2D lançado pela 3Dfx, conhecida pelo chipset Voodoo Graphics (das famosas placas Diamond Monster 3D). A 3Dfx já havia feito um chipset que poderia ser usado numa placa 2D/3D, o Voodoo Rush, mas esse chipset precisava que a placa tivesse seu próprio controlador gráfico 2D.

A Diamond já anunciou uma placa que usará o Banshe (Diamond Monster Fusion), e seu desempenho será próximo ao do Voodoo Graphics 2, atualmente o chipset 3D mais poderoso do mercado. A desvantagem do Banshe em relação ao Voodoo 2 é ter apenas uma unidade de processamento de textura, enquanto o Voodoo 2 tem duas. Com duas unidades de textura, o Voodoo 2 pode processar duas texturas ao mesmo tempo, enquanto o Banshe tem que processar uma de cada vez. Em jogos como Quake 2 por exemplo, há um mapa de textura e um mapa de iluminação. Quando um pixel vai ser renderizado, os dois mapas devem ser levados em consideração. Então, primeiro renderiza-se o pixel usando o mapa de textura, e depois aplica-se o mapa de iluminação. Com duas unidades de textura é possível fazer esses dois passos de uma vez só, aumentando bem o desempenho. No momento, somente alguns jogos usam multi-textura (como Quake 2 e Unreal), mas isso deve mudar no futuro. Mas, mesmo que o software venha a usar multi-textura, o Banshe não faz feio, tendo umo desempenho apenas um pouco menor que a do Voodoo 2. Em jogos que não usem multi-textura, o desempenho do Banshe poderá ser até maior que o do Voodoo 2, já que ele trabalha num clock mais elevado (100 ou 125 MHz, contra 90 MHz do Voodoo 2).

O Banshe também oferece suporte à DVD. Este suporte à DVD é via software, precisando de um processador potente e não tendo a mesma qualidade do DVD decodificado via hardware.

Uma placa com o Banshe pode ser tanto PCI quanto AGP, já que este chipset não usa nenhum recurso avançado do barramento AGP (como AGP Texturing) não havendo uma grande diferença no desempenho entre as placas PCI e AGP. Isso poderá diminuir o desempenho quando manipular texturas muito grandes em altas resoluções, já que o Banshe terá que alocar as texturas na memória principal via DMA, que é bem mais lento que AGP Texturing. De qualquer maneira, ainda não existem jogos com texturas grandes o suficiente para tornar isso um problema.

O Banshe continua com a mesma qualidade de imagem 3D do Voodoo 2, tendo um z-buffer com profundidade de 16 bits, e renderizando com cores de 16 bits. Os outros novos chipsets tem z-buffer de maior profundidade e renderizam com mais cores, mas mesmo assim, a qualidade de imagem do Banshe ainda é muito boa.

Mas a maior vantagem estará no preço. Uma Monster Fusion com 16 MB deverá custar (nos EUA) em torno de U$200, enquanto uma Monster II de 8 MB, que só é 3D, está acima dos U$250. Com esse preço, e a total compatibilidade com a API Glide (API usada em muitos jogos e exclusiva da 3Dfx), esse chipset provavelmente será um sucesso.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!