Tanto a NVIDIA quanto a ATI lançaram novos chips gráficos voltados para placas de vídeo de baixo custo baseados no novo barramento PCI Express, ambos usando uma nova tecnologia que "rouba" parte da memória RAM do micro para ser usada como memória de vídeo. Esta tecnologia é chamada TurboCache (ou simplemente TC) pela NVIDIA, enquanto a ATI a chama de HyperMemory. Os chips lançados com esta tecnologia são o GeForce 6200 da NVIDIA e o Radeon X300 da ATI.
Como a placa de vídeo usa parte da memória RAM do micro para formar sua memória de vídeo, a placa pode ser fabricada com pouca memória de vídeo, barateando o seu custo. A contrapartida é que seu micro ficará com menos memória RAM disponível.
O problema é que os fabricantes de placas de vídeo estão anunciando suas placas de vídeo como se elas tivessem mais memória de vídeo do que realmente possuem, na maioria dos casos dizendo que ela "suporta 256 MB de memória", o que pode levar o usuário incauto a achar que trata-se de uma placa com 256 MB de memória de vídeo, o que não é verdade. Por exemplo, a placa GV-NX62TC256D da Gigabyte tem apenas 64 MB de memória de vídeo, mas é anunciada como tendo "suporte a 256 MB de memória de vídeo". Na realidade a diferença a placa "rouba" do sistema. Podemos dar como exemplo na linha da ATI a PowerColor Radeon X300 SE, que tem 128 MB de memória de vídeo mas é vendida "com 256 MB HyperMemory".
A NVIDIA nos mandou um e-mail esclarecendo alguns pontos interessantes sobre este artigo:
"Com o TurboCache o driver de vídeo usa a memória do micro para aumentar a quantidade de memória de vídeo de acordo com o que a aplicação precisar. Dessa forma, o chip GeForce 6200 com TurboCache pode oferecer a mesma experiência que um chip não-TurboCache. Aliás, um chip TurboCache é melhor que um não-TurboCache no quesito preço. Dessa forma, não faz diferença para o usuário final o local onde a memória de vídeo está.
Nós temos regras sobre como as embalagens dos produtos baseados no TurboCache devem ser, para termos certeza que os produtos estão rotulados de maneira clara. Essas regras incluem especificar o quanto de memória de vídeo a placa possui e que um PC com 512 MB de memória é necessário para obter todo o potencial da placa como se ele tivesse 128 MB. Quando sabemos que algum parceiro não está seguindo essas regras, nós trabalhamos para corrigir esse problema o mais rapidamente possível."
A NVIDIA também nos explicou que o GeForce 6200 com TurboCache está disponível em várias configurações de memória: 32 MB ou 64 MB, com interface de 64 bits ou 128 bits, e com clock de memória de 275 MHz ou 350 MHz. Dessa forma, você deve prestar muita atenção ao comprar uma placa de vídeo baseada no GeForce 6200, já que uma placa de um fabricante pode ser mais rápida do que de outro por causa da configuração de memória usada.
A ATI também tem essa questão da placa usar interface de 64 bits ou 128 bits, mas pelo menos eles adicionam essa informação no nome do produto: Radeon X300 designa a placa de 128 bits, enquanto Radeon X300 SE designa a placa de 64 bits.
Como você pode ver, a idéia por trás dessa tecnologia é a mesma do vídeo on-board – chamada UMA, Unified Memory Architecture –, que também rouba parte da memória RAM para ser usada como memória de vídeo, com a diferença de a placa já vir com um pouco de memória de vídeo (64 MB ou 128 MB), usando a memória RAM do sistema somente se o jogo precisar de mais memória de vídeo.
Para aqueles que não sabem. esta idéia não é nova. Ela surgiu com o barramento AGP, que também oferece este recurso mas foi muito pouco usado. Na época, os fabricantes acabaram chegando à conclusão de que era melhor colocar mais memória de vídeo na placa do que "roubar" memória do sistema, por questões de desempenho. Mas naquela época o AGP operava a 528 MB/s e um PC típico tinha 16 MB de memória, quando muito. O barramento PCI Express x16 opera a 4 GB/s e um PC típico hoje tem 256 MB de memória.
O mercado-alvo dessa nova geração de placas de baixo custo é justamente o de usuários que querem o micro mais barato possível mas querem um desempenho 3D um pouco melhor que o oferecido pelo vídeo on-board. Mas como essas placas são baseadas no barramento PCI Express, que foi lançado há muito pouco tempo, necessitando de placas-mães de última geração, a solução pode não ser tão barata assim – pelo menos por enquanto.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora