Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dispositivos de entrada de notebooks


     3.956 visualizações    Portáteis    4 comentários
Dispositivos de entrada de notebooks

Artigo de minha autoria publicado originalmente no site WePC. Traduzido e republicado com autorização.

--- 

O assunto desta semana é dispositivos de entrada. Quão pequenas as teclas podem ser? As teclas podem ser virtuais? Trackpad? Mouse? Trackball? Tela sensível ao toque? Voz?

Se você acompanha meus artigos escritos para o site WePC você já deve ter notado que sou um grande fã dos tradicionais mouse e teclado. Eu já tentei todos os tipos de dispositivos, mas para mim o mouse tradicional é o mais rápido de todos. Falando em teclado, eu gosto de sentir as teclas sendo pressionadas e é por isso que teclados pequenos, teclados virtuais, teclados com teclas finas ou com teclas de borracha não servem para mim.

Mas existem algumas coisas que poderiam ser feitas nos notebooks para melhorar a utilização do mouse. Primeiro os notebooks poderiam vir com uma antena Bluetooth para a conexão do mouse (e todos os tipos de dispositivos de entrada) baseado nesta tecnologia. Isto economizaria uma porta USB (já que não precisaríamos mais instalar o receptor do mouse) e aceleraria o processo de colocar o notebook em ponto de bala para funcionar (já que você não precisaria mais perder tempo instalando o receptor do mouse).

O segundo aprimoramento que poderia ser feito, em minha opinião, é algum tipo de mouse pad retrátil, como uma pequena mesa plástica que poderia sair da lateral do notebook. Com isso poderíamos usar o mouse mesmo quando estivéssemos trabalhando com ele no colo e também sobre mesas sem ter que inventar maneiras de colocar o mouse para funcionar – como você sabe, praticamente todas as mesas em hotéis tem tampo de vidro, o que impede o funcionamento de mouse ópticos.

Claro que você pode ter seu dispositivo de entrada favorito. No artigo Quais Recursos Um Notebook Dos Sonhos Deve Ter?, por exemplo, alguns leitores sugeriram um notebook com uma segunda tela e sem teclado ou dispositivo apontador: a segunda tela poderia ser transformada em um teclado virtual quando você precisasse de um teclado e ambas as telas poderiam ser sensíveis ao toque. 

O problema com outros tipos de dispositivos de entradas, em minha opinião, é o desempenho. Quando estou operando um “touchpad” ou aquele pequeno joystick vermelho no centro do teclado eu tenho que parar de olhar a tela e procurar pelo dispositivo e me concentrar nele, o que faz com que eu perca um tempo precioso. Talvez seja apenas uma questão de prática, eu não sei.

Acredite o não, eu digito mais rápido do que falo, e como o reconhecimento de voz ainda não é 100% preciso, esta não é uma opção para mim neste momento.

Falando de dispositivos de entrada, você já viu o Neural Impulse Actuator da OCZ (também conhecido como “Brain Mouse”)? Ele é um dispositivo apontador que pode ser controlado com a “força do pensamento” (na verdade ele funciona lendo os movimentos dos músculos do seu rosto). Será que um dia nós poderemos conectar nossos cérebros diretamente aos computadores assim como Johnny Mnemonic ou Matrix?


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Eu simplesmente não gosto de touchpad. A maioria, se não, todos os notebooks que eu vejo o usam, preferia muito aquele joystick no meio do teclado, era muito mais fácil que o touchpad, e isso na época dos notebooks que tu tinha que deixar o cursor do mouse extra grande pra achar ele na tela devido a baixa atualização da tela.

Muito interessante a ideia de aclopar um receptor bluetooth, seria mais interessante se além do receptor, viesse junto uma pequena peça acoplada ao lado do touchpad que nesse caso, seria um mini mouse portátil.

Sei que muitos ao manusear o mouse, seguram com a mão inteira firme, eu por exemplo, movimento o mouse sem tirar o pulso do lugar, só nos dedos e nesse caso, o tamanho mesmo compacto, ao manusear com a ponta dos dedos, conseguiria movimentar o cursor muito mais facilmente com esse mini mouse do que um touchpad ou um joystick no meio do teclado.

Bom, o negócio é soltarmos a imaginação nesse momento a fim de criar um notebook que seja a cara do cliente.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, esse negócio do mouse pad retrátil teria uma problema: sustentação mecânica. Teria de ser algo que fosse leve para não incorporar mais peso ao notebook e tem que ser muito resistente, pois isso formaria uma alavanca considerável. Sabe como é, vai ter muita gente apoiando nele.

A ideia de duas telas e uma utilizar como teclado eu achei muito interessante mesmo. Muito funcional, com os botões configuráveis e uma espécie de "touch pad" incorporado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poe encarecer nisso... alias ja vi da propria dell que tinha uma tela de 5" no lugar do mouse pad... nao fez muito sucesso porque essa tela tinha um desgaste grande e queimava com muita rapidez.

Uma coisa que poderia ser feita nos notebooks de hj em dia... é que hj o pessoal trabalha muito em cima do teclado e comendo...seria viavel que tivesse um teclado impermeavel que tivesse algum tipo de proteçao das teclas afim de que nao tivesse problemas de entrar sujeira com facilidade... bom pela minha opiniao que sem querer esses dias atras derrubou salgadinho e por sorte nao perdi uma tecla.

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!