Ir ao conteúdo

Como controlar a velocida da fan

Bossolan

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

tenho uma geforce 660 GTX da gigabyte, ela está com defeito em uma das fans, as vezes fica fazendo um barulho como se estivesse raspando algo, existe algum programa que eu possa elevar a velocidade das fans dela pra mim testar quando ela faz o barulho?

Geralmente em jogos pesados faz, rodei o heaven dx11 benchmark 2.5, mas não fez barulho. Chegou a 69% de uso das fans mas não fez o barulho.

Obrigado.

Postado
Olá pessoal,

tenho uma geforce 660 GTX da gigabyte, ela está com defeito em uma das fans, as vezes fica fazendo um barulho como se estivesse raspando algo, existe algum programa que eu possa elevar a velocidade das fans dela pra mim testar quando ela faz o barulho?

Geralmente em jogos pesados faz, rodei o heaven dx11 benchmark 2.5, mas não fez barulho. Chegou a 69% de uso das fans mas não fez o barulho.

Obrigado.

Olá, Bossolan.

No meu caso, o cd com o driver de instalação da minha placa de video, já vem com uma versão do CATALYST que me possibilita controlar a rotação da FAN da placa de vídeo, porém, para toda placa de vídeo, recomenda-se sempre deixar em modo automático.

Como no seu caso é NVIDIA, não sei dizer se existe um programa específico. Mas se existir, será da própria fabricante. Pode ser que o cooler tenha acumulado muita poeira ou não tenha lubrificação suficiente no cooler.

Se você souber como desmonta-lo, desmonte, remova toda a poeira e lubrifique o cooler com oléo de máquina. As vezes resolve o problema.

Postado
Se está fazendo barulho, desligue o pc, retire os fans e faça uma manutenção com algum produto lubrificante.

Só nao jogue óleo de cozinha rs. Usa WD.

Poxa, willshinoda. É verdade... vai que o rapaz bota um óleo de girassol né? Huahuahuahau!!!

Deixa eu retificar isso aqui antes que ele faça um gabinete à milanesa :D

Bossolan,

Quando eu disse óleo de maquina, eu quis dizer desse tipo aqui, viu?:

unifort%20oleo%20de%20maquina.jpg

Ou como o willshinoda disse:

220px-Envase_WD-40.jpg

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!