Ir ao conteúdo

Substituir disco de raid 0.


sdriver

Posts recomendados

  • Membro VIP
Postado

Bem, antes de ser apedrejado sobre usar raid 0 sem uma redundância, vou deixar claro que quando fiz esse arranjo ha 3 anos atras, era apenas para testar o funcionamento e ganho de performance ( SSD era coisa mitologica na epoca ). Como meu micro era caseiro, voltado pra jogos, não tinha problema se eu perdesse tudo de repente. E a razão de ter mantido até hj foi pura e simple preguiça.

Dito isso eis meu problema eminente:

Meu pc tem arranjo de raid 0 com 2 HDs sendo ambos de 500 GB, um deles western e o outro seagate. Ja venho notando algumas "engasgadas" no sistema ha uns 2 meses, desconfiava das memorias, um excelente par OCZ Platinum 1600 mhz, que substitui no natal. Enfim como ja devem imaginar, não resolveu o problema e concretizou meu maior medo, um dos HD está pronto para pifar. Descobri esta semana pelos relatorios que o controlador nativo da amd, o raid expert envia. Os relatorios estavam acusando erros de disco do disco 2 do arranjo, o Seagate. O pc ainda funciona normalmente, com telas azuis ocasionais. Agora o verificador SMART da BIOS também está acusando erros no disco! Ou seja, é agora ou nunca! Como trabalho com TI, tenho um vasto arsenal de coisas mais variadas e realmente nao tenho tempo e paciência para salvar tudo e começar do zero. Sendo assim queria a opinião e experiencia dos amigos sobre a possibilidade de substituir o HD defeituoso por outro, se é possivel copiar ou clonar o disco e trocá-lo. saliento que ainda nao tentei nada, pesquisei um pouco sobre o assunto, mas em todos os lugares vi mais gente repudiando a ação de quem fez o raid e teve problemas do que pessoas em si oferecendo soluções e ideias. Alem disso todos os que tiveram problema, foi num ponto onde ja era tarde demais para conseguir recuperar os dados do disco defeituoso, o que nao é meu caso, que está mais proximo de uma substituição de disco integro por outro.

Então se alguem tiver uma ideia, estou aberto a sugestões :) Além disso, tentarei hoje a noite uma solução propria, usando um programa que ja mexo ha anos chamado clone HD que copia integralmente um disco criando uma replica identica do disco original, no estilo do ghost, so que na minha opiniao, muito melhor. porém é uma ideia experimental, e se alguem tiver um caso real de solução, é claro que está é a tomarei. E pra finalizar, já tenho um outro disco Western de 500 GB pronto pra substituir o Seagate capenga.

Desde já agradeço as futuras ideias.

  • Membro VIP
Postado

Se tem arquivos importantes é melhor fazer um Backup deste HD. Testou com o HD Tune Pro, para saber que defeitos apresenta, como setores Bad Blocks.

Dependendo certos setores físicos não tem solução, alguns as vezes são corrigidos.

Tentou o Hirens Boot CD, a ultima versão tem certas ferramentas desativadas, não funcionam. Assim no meu HD usei uma anterior, funcionou.

Siga este tutorial, mas, antes salve uma cópia deste HD.

Postado

Olá, pouco conheço sobre Raid, mas creio que nao a como apenas substituir o disco e manter os arquivos intactos, pois, como você bem sabe, cada pedaço de arquivo vai para um HD, recomendo fazer backup dos dados de extrema importancia e aí sim substituir a unidade.

  • Membro VIP
Postado
Olá, pouco conheço sobre Raid, mas creio que não a como apenas substituir o disco e manter os arquivos intactos, pois, como você bem sabe, cada pedaço de arquivo vai para um HD, recomendo fazer backup dos dados de extrema importancia e aí sim substituir a unidade.

A ideia não era de sbstituir, mas sim antes fazer uma copia integral do disco para ai sim o substituir.

Vou conferir sua proposta Paulo e ver se é possivel seguir ela.

Postado
A ideia não era de sbstituir, mas sim antes fazer uma copia integral do disco para ai sim o substituir.

Vou conferir sua proposta Paulo e ver se é possivel seguir ela.

Eu tinha entendido, seria tipo assim:

HD1 normal

HD2 dando pau

você queria copiar as informações do HD2 e depois substituir certo?

Postado

Eu estou mais ou menos com o mesmo problema. No meu caso os 2 hd's estão em perfeitas condições, mas raid controlado por software vive dando pau e eu gostaria de desfazer esse arranjo. Eu queria fazer um clone da unidade C e depois restaurar em um outro hd, e o mesmo com a unidade D. Seria possível???

  • Membro VIP
Postado

O Seu Caso é Mais Fácil. Usando O Hdclone você Pode Copiar Do Próprio Pc Em Uso A Partição C Ou Até Tudo Do Raid Se tiver Um Hd Que Caiba Tudo. Depois Ele Dará Boot Pelo Novo Hd Como Se você Não Tivesse Mexido Em Nada.

Se Eu Não Encontrar Outra Maneira é o que fareiTbm

Postado
O Seu Caso é Mais Fácil. Usando O Hdclone você Pode Copiar Do Próprio Pc Em Uso A Partição C Ou Até Tudo Do Raid Se tiver Um Hd Que Caiba Tudo. Depois Ele Dará Boot Pelo Novo Hd Como Se você Não Tivesse Mexido Em Nada.

Se Eu Não Encontrar Outra Maneira é o que fareiTbm

Olá!

Considerando que o seu arranjo RAID0 ainda está acessível, na minha opinião, o mais seguro seria fazer uma cópia de todo o arranjo RAID0, ou seja, copiar todos os seus 1Tb de dados para outro disco antes de tentar essa sua ideia de apenas clonar o disco que está apresentando defeito.

  • Membro VIP
Postado

É o que vou fazer mesmo, comprei um SSD de 60 Gb, vou começar do zero com ele, como tenho 4 partiçoes dentro do raid e uns 700 gb entre hd externo e um sata extra, vou copiar e salvar o que der e o resto sao coisas futeis como filmes e seriados, desde que eu salve minha partição com instaladores e os dados do C, o resto a gente corre atras.

Essa noite eu vejo como fica e depois peço pra algum adm fechar o topico. Mas seria muito interessante se achássemos uma solução melhor.

  • Membro VIP
Postado

Sim amigo, é possível....

Se você conseguir copiar integralmente o disco, basta substituir o disco e refazer o arranjo com OS MESMOS DADOS do arranjo antigo (pelo utilitário da bios ou da controladora pós-bios)....

Mesmo assim você pode a ter problemas e perder os dados.... é bom fazer um backup dos dados importantes...

Ps.: Não vejo problema e não vejo porque alguém "jogaria pedra" em você... essa é uma situação comum pra quem conhece raid0... a minha unica ponderação é você ter utilizado hds de marcas diferentes... mas no final das contas acaba dando na mesma....

  • Membro VIP
Postado

Bem galera, acabei clonando e backupiando(essa palavra existe??) as partiçoes lógicas mesmo. Ai usei um HD novo para isso, agora o sistema sobe pelo novo Hd como se fosse o raid e ja desfiz o raid. Não perdi dado nenhum nem precisei formatar de volta graças ao HD Clone.

Mas ja estou preparando um disco novo SSD. Assim eu tenho agora 3 Hds. Um novo com Windows clonado do raid, um vazio que sobrou do raid e um SSD de 60 GB que estou finalizando que tem uma 2ª instalação do Windows, que será o sistema oficial. E claro um quarto disco que é o Seagate baleado. O qual vou depois com tempo diagnosticar o defeito, porém esse nao tem mais confiabilidade nenhuma.

Infelizmente não achei uma maneira de copiar um disco físico do raid0 para outro, uma coisa que dependendo das circunstancias pode ser muito importante.

Mas enfim, acho que podemos fechar o topico.

Agradeço a ajuda de todos.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...