Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre componentes para um interruptor ótico infravermelho


alijuniorbr

Posts recomendados

Bom dia a todos!

Gostaria de fazer um projeto para sinalização de porta fechada / aberta.

Para isso, quero detectar a interrupção de um feixe de luz infra. O esquema é mais ou menos assim:

..............SENSOR.P/.BAIXO...............

.................__________.................

.....................||.....................

.....................||.....................

.....................||.....................

.__________________..||..__________________.

|.................|..||..|.................|

|.................|..\/..|.................|

|....led.infra....))....((.fototransistor..|

|.................|......|.................|

|.................|......|.................|

.==========================================.

Quando o sensor é pressionado, o feixe infravermelho é interrompido e o relê muda de status (tanto faz se armado quando interrompido ou vice-versa).

Sei que o caminho é com um fototransístor. A distância é mínima, no máximo 2 centímetros. Tentei procurar na internet mas só achei exemplos utilizando CIs. Acredito que seja possível fazer isso com apenas 2 transístores (tipo BC548?), mas não consigo fazer funcionar. Alguém poderia me ajudar? Ou com um esquema, ou com quais componentes posso fazer isso...

Muito obrigado!

Tentei adaptar alguns esquemas que achei na internet, mas sou iniciante. Não tenho conhecimentos sólidos em eletrônica. O que consegui "supor" que funcionasse é como na imagem... mas não funcionou.. :(

post-800385-13884964888462_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...