Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como meter em ponte qualquer amplificador (solução)


SoundShock

Posts recomendados

Boas. Peço desculpa se este tópico está mal posicionado.

Aqui vou mostrar a muitos os interessados em meter um amplificador em ponte. E quando digo qualquer amplificador refiro-me aos normais, não aos que já se encontram em ponte (amplificadores de carro), tudo por menos de 5 euros.

Ora, nesta semana tenho andado a pesquisar sobre como meter qualquer amplificador normal em ponte. Mas fui pouco sucedido. Encontrei este video (How to FULLY bridge any amplifier! EASY steps):

''Ok, tudo bem, mas custa um pouco arranjar isso, é um pouco grande e dispendioso'' - pensei.

Por isso já com alguns conhecimentos dos OP-AMP, pesquisei mais fundo na matéria com isso cheguei a este esquema com o TL082 (e aqui entra a parte que realmente interessa):

esquema1a.jpg

Com este esquema influenciou-me a fazer este outro esquema mas, para alimentação 12v, tornando-o mais fácil de utilizar e com uma melhor gestão do sinal de entrada (feito no Multisim12):

esquema2w.jpg

Tendo o Multisim12 osciloscópio pode-se ver o efeito que causou na onda: (linha azul - entrada / linha verde - saida)

esquema3.jpg

Como resultou para o que queria, fiz um circuito desses aproveitando resistências e condensadores de outros circuitos estragados e ficou assim:

dscf1824w.jpg

dscf1822.jpg

Não esquecer que para a 'ponte' que o OP-AMP faz no amplificador funcionar bem, a coluna deve estar ligada dos dois positivos da saida do amplificador

Experimentei e funcionou muito bem para o que eu queria. E assim puderam ver uma maneira simples de meter qualquer amplificador normal em ponte. Mas não se esqueçam se o amplificador for de por exemplo 2x50wRMS (4ohms), não meter uma coluna com menos de 6ohms caso contrário pode danificar o amplificador.

Caso queiram video digam que eu gravo um.

Espero a intervenção do fallen e outros para dizerem a sua opinião em relação a este circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este integrado é sim um Operacional. Já este circuito não é para alimentar nenhum circuito exterior mas sim para simular a inversão do sinal da onda do som. a partir dai o amplificador tem como sinal uma onda normal e uma onda invertida, aumentando a amplitude da mesma, provocando (caso o coluna seja ligada nos dois positivos) tornando-o como um amplificador bridgeable normal.

Lembrando que este aparelho mexe só no sinal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse em cima este circuito mexer apenas no sinal antes da entrada em que sai do telefone ou mp3. Essa corrente nunca se eleva a mais de 100mA nem pouco mais ou menos.

E tambem já fiz o circuito sim, e funcionou como o desejado.(fotografias a laranja)

Caso queiram posso fazer um video.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem como você postar o esquema das ligações?

Pois se aumentar muito a tensão de entrada do amplificador vai distorcer tudo!!

Bom acho que agr entendi melhor, você quer por o sinal original em um amp, e o invertido em outro? E ligar falante nos 2 positivos?

se fizer isso, não vai ajudar em quase nd!

Se o amp tem 50w cada lado, ai você terá 100w total, em Ponte você teria 200w, o amp n ira aguentar! Além de ficar mono!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele nao aumenta a tensão. Apenas inverte. O circuito foi concebido para nao aumentar.

A sua logica nao esta correta. Eu apenas quero ligar um amplificador com 2 canais. E em vez de deixar ele com 2x50w (exemplo) deixar ele com 1x100w para por exemplo alimentar um sub forte (100w) que apenas um dos canais nao conseguiria só.

esquema3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora entendi, sim você esta certo! Mas o que eu quis dizer é que, a tensão de saída dobrara, a corrente também vai dobrar, logo a potencia ficara 4x mais forte! Mas isso e se por um falante com a mesmo impedância de antes, veja:

se em 4 ohms você tinha 50w por canal, em bridge você teria 200w em 4ohms, o amp n vai aguentar claro, a ideia é você por 8ohms para ficar em 100w. Só queria dizer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você continua a não entender. Este circuito NÃO dobra a tensão! Veja na imagem mais em cima e veja que o Azul (entrada) não passa dos 1v e que a Saída também não passa no seu ponte máximo 1v.

O que acontece é que quando:

-Entrada = 1v / Saída = -1v

-Entrada = -1v / Saída = 1v

-etc...

Ele apenas inverte um canal e não mexer no outro! Ele não aumenta nem diminui os valores máximos e mínimos. (Neste caso: MÁX:1v e MIN:-1v)

PS: fallen diz o que achas sff

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...