Ir ao conteúdo

Fonte automotiva 100A

leek

Posts recomendados

Postado

Ola pessoa, estou precisando da ajuda dos colegas !

Quero montar uma fonte automotiva de 100A / 14.4V.

Já tenho o trafo de 100A, 15 voltes mais ou menos, os diodos retificadores, e os capacitores para o filtro.

Mais depois de tudo montado os capacitores vão elevar a tensão para mais ou menos quase 18V. E eu queria deixar estabilizada em 14.4V ou ajustável, entre 12 e 14.4V.

Mais não faço a minima ideia de como fazer um circuito pra regular esta tensão( com toda essa corrente 100A), sei que no clube tem muita gente fera!

Se poderem min ajudar ficarei muito grato...

Postado

1º opção

Você pode usar um regulador de tensão e um potenciômetro e assim terá uma fonte ajustável.

2º opção

Usar uma associação em serie de resistores e dividir a tensão.

Basta usar o velho calculo da lei de OHM

• Membro VIP
Postado

Esse tipo de ajuste deve ser feito com regulador PWM, chaveado, senão a dissipação sobe muito. Imagine perder 4 Volts sobre um resistor a 100 Amperes???

Daria uma dissipação de 400 Watts.. Isso dá de esquentar água rapidinho...

Postado

Com regulador não da, a única forma seria pwm, mas porque 18v? Da onde vem os 18v? você vai ligar o trafo onde? E os capacitores? Vão onde? Na entrada ou saída do trafo? Qual a tensão de saída do trafo e entrada?

Postado
Com regulador não da, a única forma seria pwm, mas porque 18v? Da onde vem os 18v? você vai ligar o trafo onde? E os capacitores? Vão onde? Na entrada ou saída do trafo? Qual a tensão de saída do trafo e entrada?

Período de férias escolares ... é osso.

Postado

18V porque os capacitores vão aumentar a tensão de saída do trafo depois de retificada, os capacitores são ligados na saída para o ripple, o trafo e ligado em 110V, a tensão de saída do trafo, e mais o menos 15V !

Postado

A tensão dos capacitores é mais ou menos a tensão de pico ai acaba subindo mesmo.

Onde conseguiu um transformador de 100 amperes?

Para coisas sinistras usa-se mais fontes chaveadas, que eu não sei como se faz.

Postado

Você vai ligar esse trafo onde? Na rede para carregar a bateria? Ou na bateria? A bateria é continua, não da pra ligar a bateria direto..... Se for para carregar a bateria, esse trafo não serve a menos que você faça um circuito que controle a carga da bateria.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!