Ir ao conteúdo

Jogar demais pode danificar o notebook?

Denis Paiva

Posts recomendados

Postado

Quando eu digo demais, quero dizer umas 5 ou 6 horas por dia. Será que isso pode danificar alguma peça do notebook? Como a placa mãe, processador, etc.

Obrigado!

Postado

Depende.

Em todos os jogos o PC acaba esquentando mais do que em atividades cotidiana, se o notebook não possuir um bom sistema de refrigeração e não estiver em um local adequado para o sistema de refrigeração funcionar corretamente o notebook pode sis sofrer danos nesse caso.

• Coordenador
Postado

Dificilmente. Eu diria que seria quase impossível danificar se você mantivesse sem overclock e com as configurações do fabricante.

Todos os modelos de notebooks mais recentes possuem um sistema de detecção de temperatura de risco, ou seja, se esquenta demais, o aparelho é automaticamente desligado para prevenir danos.

Eu joguei por 2 anos em um notebook Vaio antes de adquirir meu Asus N53TA. Esquentava bastante, mas nunca chegou ao ponto de ser necessário desligar por proteção. Nunca deu problema.

Se quer prevenir, compre uma boa base de resfriamento. Por experiência própria, recomendo os modelos Thermaltake. Tenho uma Thermaltake Massive 23LX e acho excelente.

Postado

O notebook não precisa desligar sozinho para apresentar problemas de superaquecimento.. os chips para notebooks projetados hojem em dia são muito resistentes ao calor, muitos suportando mais de 90°c ...

Dependendo do modelo do notebook pode ocorrer o problema de solda fria que é muito comum hoje em dia, causado principalmente pelo sitema de refrigeração indequando(para não dizer com falha de projeto) de alguns modelos de notebook , ainda mais quando usam elastomeros para preencher o espaço entre o chipset e o dissipador de calor... modelos assim já estão condenados morrerem cedo(max 2 anos).... um exemplo grande disso é notebook hd da série tx(tx2 tx2000 etc...) .... praticamente 90% desses modelos tiveram defeito relacionado ao cooler mau projetado, e em vez de reprojetarem o cooler, simplesmente enfiarão um elastomero mais grosso no lugar....

• Coordenador
Postado
O notebook não precisa desligar sozinho para apresentar problemas de superaquecimento.. os chips para notebooks projetados hojem em dia são muito resistentes ao calor, muitos suportando mais de 90°c ...

Dependendo do modelo do notebook pode ocorrer o problema de solda fria que é muito comum hoje em dia, causado principalmente pelo sitema de refrigeração indequando(para não dizer com falha de projeto) de alguns modelos de notebook , ainda mais quando usam elastomeros para preencher o espaço entre o chipset e o dissipador de calor... modelos assim já estão condenados morrerem cedo(max 2 anos).... um exemplo grande disso é notebook hd da série tx(tx2 tx2000 etc...) .... praticamente 90% desses modelos tiveram defeito relacionado ao cooler mau projetado, e em vez de reprojetarem o cooler, simplesmente enfiarão um elastomero mais grosso no lugar....

Mas aí varia a questão de marca... Algumas não são confiáveis e cometem esses erros grotescos de projeto como você citou. Creio que isso seja bem raro.

Ao passar da temperatura determinada a maior parte desliga, mesmo tendo a resistência aprimorada. Pode jogar tranquilo.

Eu jogo muito no meu notebook. Nunca tive problemas.

A APU do meu Asus já pegou quase 75ºC jogando Crysis3, fora a dedicada que esquenta um pouco mais, fiquei umas duas horas jogando sem problema nenhum. Isso eu faço várias vezes.

Postado

Há uma certa tendência de apresentar defeito sim se ficar usando o notebook por muitas horas seguidas com temperatura alta por muito tempo. O HD é um que pode apresentar problema assim como o chipset (já leu sobre reflow e reballing ?).

Se conseguir ficar jogando em um ambiente fresco com ar-condicionado funcionando o problema deixa de existir.

Postado
Mas aí varia a questão de marca... Algumas não são confiáveis e cometem esses erros grotescos de projeto como você citou. Creio que isso seja bem raro.

Ao passar da temperatura determinada a maior parte desliga, mesmo tendo a resistência aprimorada. Pode jogar tranquilo.

Eu jogo muito no meu notebook. Nunca tive problemas.

A APU do meu Asus já pegou quase 75ºC jogando Crysis3, fora a dedicada que esquenta um pouco mais, fiquei umas duas horas jogando sem problema nenhum. Isso eu faço várias vezes.

Infelizmente não da para falar sobre as marcas porque dentro da mesma existem ótimas maquinas, como também podem existir verdadeiras bomas relogios..., não é difícil achar modelos de marcas renomadas com defeito de solda fria, o mercado livre que o diga...kkkkkk

Eu vou citar o exemplo do meu netbook da Asus 1201n.... O processador dele é Atom 330 1.6ghz mas que está com over para 2.2ghz, ele trabalha um pouco esquentadinho, com over ou sem ele fica o tempo todo em torno de 72°c a 75°c pois ele não possui os controles de frequencia e tensão tipicos de um processador de notebook , mas em fim como ele fica distante do hd e da bateria os mesmos não sofrem aquecimeto por causa do calor gerador pelo processador, e isso ajuda a preservar muito aconservação a vida util desses componentes...

Alem do mais eu também uso esse netbook para jogar( ultimo jogo zerado nele foi Boderlands 1 que é bem pesado pra ele), e até hoje ele não apresentou nenhum problema de super aquecimento, travamentos ou problema do genero , já fazem 2 anos que eu uso ele assim...

Por isso eu digo que não da para dizer de estraga ou não a maquina jogando sem conhecer ela primeiro....

Postado

Como ja foi dito, se a marca for boa e a engenharia de arrefecimento tb foi bem projetada.. isto é MITO.

Agora.... colocar o pc em cima do colo, ou numa almofada ou qualquer outra superficie que tranque a circulação de ar EMBAIXO do note... isso sim acaba com o note... dessolda BGA, queima componente.. vixe! :S

Postado

Amigo, nao deveria danificar, se estiver tudo ok com a maquina, você pode jogar sem medo, mas você pode monitorar a temperatura da placa de video e do Processador utilizando programas especificos para isso, e caso esteja subindo muito a temperatura, você precisaria melhorar o sistema de refrigeração do PC

Postado

Pode sim!

Desgasta a bateria com o tempo, se não usar na tomada enquanto joga.

O aquecimento prejudica principalmente a bateria, caso a fonte de calor do processador ou da GPU fique ao lado dela. Solução é deixar a bateria fora do note, caso o seu seja do tipo que aquece demais. Use direto na tomada.

Outro detalhe é o teclado. Assim como um teclado de PC desktop, o do note pode apresentar fadiga e quebrar, caso seja utilizado por longas horas e pressionado com força. O que é bem comum nos jogos que usam W, A, S, D.

Além do principal vilão, novamente: o aquecimento.

Eu tinha um DELL Vostro que o teclado aquecia tanto que em aproximadamente um ano e meio, já tinha teclas emperrando, ressecadas.

Quanto aos demais componentes, somente em um superaquecimento é que se tem prejuízo na MOBO e no processador, mas isso é muito incomum e só ocorre em máquinas de baixa qualidade nos materiais. Superaquecimento pode ocorrer por usar o note na cama, no colo, na almofada ou sofá, onde os dutos de ventilação ficam obstruídos. A limpeza também é importante, pois cooler sujo trava e danifica o processador e a MOBO.

Pode jogar tranquilo, só cuide da bateria e do aquecimento e, se puder, um teclado externo vai fazer seu note durar por muito tempo.

Eu jogo por muitas horas, cerca de 5 a 6 horas. Direto. Por isso utilizo um notebook gamer, teclado e mouse dedicados a isso tb.

Meu primeiro Avell segurou tranquilo o tranco e agora esse novo, promete mais ainda, pois tem um sistema de resfriamento muito melhor.

• Coordenador
Postado
Estou tomando algumas precauções, como utilizar o notebook em ambiente com ar condicionado e usar suporte com cooler!

Obrigado pelas respostas!

A ideia do ar condicionado é um tanto irônica. Esquece isso. Use o notebook onde quiser.

Bases de resfriamento são uma boa opção, recomendo as bases Thermaltake.

Usa seu notebook tranquilo, não vai queimar ou acontecer nada. Tem resistência e diversos sistemas de proteção nele, mas não chegará a esse ponto. Falo isso pois jogo a 5 anos apenas em notebooks. Claro que também pode variar da máquina e seu projeto. Eu só usei notebooks Sony e Asus cuidadosamente projetados.

É só não tampar a saída de ar do notebook.

• Coordenador
Postado
Tem notebook que esquenta muito, mesmo em locais onde não há obstrução de suas passagens de ar como em mesas.

Mas geralmente são bem protegidos aos efeitos do aquecimento e não há problema.

Postado

Eu não afirmaria isso com toda a segurança.

Um notebook novo da Philco de minha sobrinha desliga quando ela o usa em um dia muito quente.

• Coordenador
Postado

Um notebook novo da Philco de minha sobrinha desliga quando ela o usa em um dia muito quente.

Se ele desliga é porque o sistema de segurança funcionou e não há risco, justamente o que afirmei.

Não é bom deixar o notebook esquentar, mas respondendo ao tópico: é possível estragar? Creio firmemente que não (se for um notebook razoavelmente atual que tenha os sistemas de proteção).

Postado
Se ele desliga é porque o sistema de segurança funcionou e não há risco, justamente o que afirmei.

Não é bom deixar o notebook esquentar, mas respondendo ao tópico: é possível estragar? Creio firmemente que não (se for um notebook razoavelmente atual que tenha os sistemas de proteção).

O problema é usar o note intensamente várias horas seguidas durante dias em um ambiente quente de verão tropical.

Notebook não é desktop.

Postado

Notebook bem projetado tem por obrigação funcionar sem problemas de super aquecimento mesmo em dias quentes....igual a um desktop, Inclusive, a propria carcaça deveria trabalhar fria ou no maximo levemente morna....e ainda tem que funcionar em todos os tipos de superficies(mesa, cama, almofada, colo, etc ...) sem problemas, mas isso não a realidade de muitos modelos..... Tanto que volte e meia aparece alguem reclamando de superaquecimento no notebook... O custo notebook não justifica o descaso com o sistema de refrigeração pelo fabricante.. Porque o problema pode aparecer e modelos de baixo e alto custo....

Uma pena que os notebooks não são padronizados porque cada modelo de notebook usa um sistema de refrigeração diferente .... quase sempre , quando se quer melhorar( ou corrigir) a refrigeção é necessario adotar medidas DIY( Do it yourself/faça você mesmo...), com adaptações, gambiarras, etc...,

Eu não gosto do uso de bases com coolers porque elas ajudam a tirar um pouco da mobilidade do notebook...

Mais fazer o que né.... Tem coisa que a gente só descobre depois que aparece o problema.....

Postado

Não é verdade. A qualidade de construção do note é que determina o quanto ele será resistente ao aquecimento.

Tem notebook que esquenta muito, mesmo em locais onde não há obstrução de suas passagens de ar como em mesas.

Exatamente. Em geral, Positivo, Philco, Itautec e CCE, nos modelos mais baratos, a qualidade dos materiais é muito baixa.

Sua sobrinha tem um Philco que desliga em dia quente? Pois então, aqui em casa o Philco da minha enteada esquenta tanto que dá pra fritar um ovo nele. Isso apenas usando Facebook.

O Itautec (modelo antigo, de 2008) da minha mãe, ferve também. Meu antigo DELL Vostro quase queimava a mão direita, você era obrigado a usar um teclado externo.

O Positivo da nossa "secretária", que fazia limpeza lá em casa, fervia também.

Notebook bem projetado tem por obrigação funcionar sem problemas de super aquecimento mesmo em dias quentes....igual a um desktop, Inclusive, a propria carcaça deveria trabalhar fria ou no maximo levemente morna....e ainda tem que funcionar em todos os tipos de superficies(mesa, cama, almofada, colo, etc ...) sem problemas,...

...

Mais fazer o que né.... Tem coisa que a gente só descobre depois que aparece o problema.....

Nenhum notebook é permitido utilizar sobre colchões, cobertores, edredon, no colo, almofadas e etc. Basta ler o manual de instrução de qualquer um deles.

E se você chegar na assistência técnica e declarar que o note pifou e, que você utilizava ele no colo ou na cama, se o técnico registrar isso na Ordem de Serviço, sua garantia pode ser invalidada.

A menos que seu aparelho seja um note de campo, daqueles do tipo usado por técnicos, engenheiros ou militares em fábricas, indústrias e instalações de ambiente agressivo. Esses sim, podem ser até à prova de pó, água, choque físico e etc.

Postado

Eles colocam o aviso porque sabem que os seus notebooks esquentam demais, que possuem deficiencia de refrigeração, além possuem poucas entradas/saidas de ar, e que muitas vezes acabam sendo na parte de baixo e assim qualquer superficie poderá obtruir essas entradas/saidas de ar... Os modelos que possuem as entradas / saidas de ar nas laterais sofrem muito menos com superficies de tecido, colo, etc....

Pelo menos a metade do pessoal que compra um notebook usa o mesmo sentado no sofá ou na cama apoinando o mesmo no colo , e um notebook de boa qualidade(não estou me referindo a configuração do mesmo), deveria aguentar isso sem problemas...

Eu tenho notado que muitos notebook principalmente os de baixo custo , estão usando um dissipador de calor minusculo , contendo apenas um heatpipe , e ainda compartilhado o mesmo entre o processador e o chipset....isso é totalmente errado, porque o processador esquenta e transmite o calor para o chipset, fazendo com que o chipset esquente mais ainda e sem necessidade e se o chipset esquentar mais do que o processador, o processador irá esquentar mais ainda....... O certo seria um heatpipe independente cada um , ou seja , um para o processador e outro separado para o chipset, ...assim o calor transmitido de um pra o outro é minimo...

• Coordenador
Postado
Não é verdade. A qualidade de construção do note é que determina o quanto ele será resistente ao aquecimento.

Amigo, acho que você não reparou, mas usei a palavra "geralmente". Ou seja, não me referi a todos os modelos. Os modelos mais baratos e antigos podem ter problemas.

O notebook pode ter problemas de superaquecimento se estiver em condições inadequadas ou tiver um projeto ruim, mas respondendo novamente ao tópico: danificar, não vai.

Postado
Amigo, acho que você não reparou, mas usei a palavra "geralmente". Ou seja, não me referi a todos os modelos. Os modelos mais baratos e antigos podem ter problemas.

O notebook pode ter problemas de superaquecimento se estiver em condições inadequadas ou tiver um projeto ruim, mas respondendo novamente ao tópico: danificar, não vai.

Pelo menos não deveria....:D

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...