Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Super aquecimento no pc.


Posts recomendados

Galera,

Resolvi dar uma melhorada no meu pc..

Estou agora com os seguintes itens:

Processador: AMD A10-5800k

Ram: 8,00 GB Duplo-Channel DDR3 @ 799MHz (9-9-9-24)

Placa mãe: Gigabyte Technology Co., Ltd. F2A75M-HD2 (P0)

Ontem eu montei o pc , formatei e tal ...

Hoje de manha resolvi testar um jogos. Quando fui jogar Assassin creed 2, percebi que o pc começou a fazer muito barulho ... Resolvi baixar um programa para ver a temp do processador e tal .. Baixei o Speccy

Entrei no jogo e fui checando a temp da CPU... Do nada ela começou a subir muito e no programa o marcador atingiu o MAXIMO -> 100ºC

Fechei o jogo e a temp voltou pra -+ 50ºC

O mais estranho é que o cooler está funcionando ...

Gostaria de uma opinião do que devo fazer ...

Tirei uma foto e vou postá-la aqui

post-1030569-13884964998232_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tu pode comprar um cooler melhor, como um A50 da Corsair ou um Hyper TX3 da Cooler Master, que são coolers baratos mas com bom desempenho. Se quiser uma solução mais barata, tente trocar a pasta térmica, coloque uma de melhor qualidade.

Hyper Tx3 é uma excelente escolha. Bom e barato.

Uso e recomendo.

Apenas a troca da pasta térmica não trará melhorias consideráveis, sendo uma de qualidade, terá uma melhora de no máximo uns 3~4°.

Normalmente os coolers da AMD não são bons, muitas pessoas vivem reclamando do mesmo, tenta testar ou comprar um cooler melhor (aconselho testar primeiro) é veja se a temperatura muda.

Cooler box em geral não são ideais para este fim (rodar jogos).

Além dos problemas citados pelos colegas acima (Cooler Box, Falta de Fans no gabinete), lembre-se que sua placa de vídeo é onboard (Integrada a Placa mãe), é quem faz o gerenciamento de vídeo é justamente o processador.

Infelizmente dessa forma você acaba não tendo o suporte ideal para rodar jogos tão pesados quanto Assassin's Creed e outros.

Lhe aconselho a adquirir uma placa de vídeo, pois além de obter um melhor desempenho, estará preservando a integridade de seu hardware em geral.

Existem ótimas opções, que se encaixam nas mais variadas configurações e orçamentos.

Grande Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Pedro Fazza.

Faço das palavras citadas pelos colegas acima, as minhas. Para que você possa jogar sem tem problemas, é importante que você siga algumas dicas importantes.

Cooler do Processador:

Geralmente, empresas fabricantes de processadores não fornecem coolers apropriados para atividades que necessitem de grande carga de processamento, como jogos por exemplo. Para que isso seja possível, será necessário que você adquira um cooler de maior perfomance.

Como boas sugestões, estão entre eles:

Corsair A70

a70_hero__72.png

CoolerMaster TX3

intro1.jpg

CoolerMaster 212 EVO

212EVO1.jpg

Refrigeração do Gabinete:

Como disse o nosso colega Azarack, a FAN traseira é praticamente obrigatória. Além dessa FAN traseira, que ficará responsável por fazer a exaustão do ar quente gerado pelos componentes do seu computador, é importante também, que você tenha FANs responsáveis por trazer ar frio de fora para dentro do gabinete e assim, auxiliar na refrigeração. Deste modo, você vai fazer com que o seu gabinete tenha um "Túnel de Vento" fazendo com que a refrigeração seja constante.

Caso a tampa lateral do seu gabinete também tenha furos para instalação de mais uma FAN, também é recomendável instalar. O esquema da FAN lateral é puxar o ar frio de fora para dentro do gabinete. Dessa forma, ele vai auxiliar na refrigeração da placa-mãe e placa de vídeo.

Aqui um exemplo prático de como funciona:

Sem_titulo-1.png

Placa de vídeo:

Como nosso colega NIGHT FALL disse, é recomendável que você adquira uma placa de vídeo para preservar a integridade do seu hardware. Dessa forma, você estará "aliviando" o seu processador, ou seja, vai fazer com que ele force menos o seu processamento e de quebra, você acaba tendo melhor desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Engraçado .. 3 anos depois, voltei a pensar em melhorar a refrigeração da CPU e encontrei meu próprio tópico. Enfim, preciso da ajuda de vocês novamente.

Eis a situação:

Minha configuração atual mudou um pouco nesses ultimos 3 anos.

Processador: AMD A10-5800k (com GPU integrada porém desligada atualmente)

Ram: 8,00 GB Duplo-Channel DDR3 @ 799MHz (9-9-9-24)

placa-mãe: Gigabyte Technology Co., Ltd. F2A75M-HD2 (P0)

Esses são os mesmos...Porém, agora tenho também:

Placa de vídeo: Power Color HD 7850 Dual fan 2GB DDR5

HD + SSD: HD Seagate 500GB 7200rpm + Samsung 850 Evo 120GB

Fonte: Corsair Builder Series V2 CX500

Gabinete: Thermaltake V4 Black (possui um cooler traseiro)

 

Até então sempre que utlizava muito o computador, o mesmo esquentava consideravelmente (porém menos que relatado anos atrás) e geralmente deixo a tampa lateral aberta para ajudar a baixar a temperatura.

Resolvi parar de ter essa necessidade e comprei um cooler novo para instalar - um Corsair Sickle flow x - apenas não sei onde colocá-lo. Gostaria da ajuda de vocês e também de uma nova sugestão de um cooler principal, não mudei o do processador ao longo dos anos .. 

 

 

 

12842429_973256559417806_1516189045_o.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai, @Pedro Fazza, quanto tempo, hein! rsrs....

 

Vamos lá...

 

Analisando por cima, eu percebi que o primeiro ponto, é você gerenciar melhor os cabos (o famoso cable management) para melhorar a circulação de ar no seu gabinete. Acredite, faz diferença.

 

O segundo ponto que observei é que você utiliza um gabinete V4 da Thermaltake. Esse gabinete possui uma boa circulação de ar, mas não tem espaço lateral para passar os cabos, porém isso não deixa de ser um problema. Da-se um jeito com tempo, dedicação e paciência.

 

Eu utilizava esse gabinete até o começo desse ano, mas acabei passando ele pra frente e adquirindo outro um pouco maior e mais espaçoso, pois estou fazendo upgrades no PC aos poucos. Mas enfim...

 

Veja só um exemplo de organização de cabos em um Thermaltake V4 que você pode fazer igual.

 

img_7196.jpg

 

Se você conseguir fazer algo próximo disso, vai melhorar bastante a circulação de ar.

 

Sobre as FANs, eu colocaria

 

1 Frontal

1 Traseira

1 Teto

 

Não colocaria uma na parte debaixo porque, pelo fato deste gabinete não ter filtros de poeira, juntaria muito pó. Experiência própria.

 

Conseguindo chegar a este resultado, pode se que você consiga ficar com o gabinete fechadinho numa boa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dinei

Valeu novamente pela ajuda!!!

 

Realmente preciso melhorar o cable management .. A situação que está na foto não é corriqueira, ele ficou daquela forma após uma limpeza de última hora que não tive tempo para reorganizar minimamente os cabos. Além disso, estou utilizando um SSD improvisado sem estar devidamente fixado (pretendo comprar o suporte o quanto antes) e preciso de cabos SATA mais novos que não estejam tão ressecados como os meus estão.

Ainda assim, vejo que dificilmente terei uma organização tão boa quanto a sua, até por ter fios que precisam cruzar o gabinete para alimentação, como o que vai pro topo da placa-mãe e não poder retirar os cabos que não utilizo da minha fonte. Mas estando de férias agora, terei tempo e vou tentar melhorar a distribuição lá dentro.

 

Em relação aos coolers, você acha que apostando em :

-1 lateral de 1000rpm(o que veio com o gabinete), puxando o ar de fora para dentro justamente sobre a placa de vídeo que tem sobreaquecido;

-1 na traseira de 2000rpm (corsair mencionado no post) no lugar do que vem de fábrica;

já terei o mínimo sufuciente para fazer o ar circular? Ou seria melhor um frontal e um traseiro? No momento possuo apenas 2 coolers extras, pois minha placa-mãe aceita 1 (além do processador) e adquiri um adaptador para ligar o outro diretamente na fonte.

 

*Edit por escrever errado*

@Dinei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Fazza acho o seguinte:

 

1 - Se a placa de vídeo está superaquecendo, é uma boa, mas de fora para dentro.

 

2 - Esta é uma questão que você precisa tomar um pouco de cuidado, caso você seja uma pessoa que se incomode com o barulho. Uma FAN com 2000rpm é barulhenta. Acho que você pode manter o original do gabinete ou adquirir outro com rotação baixa, cerca de 1200rpm, porém com uma boa pressão de ar. No seu caso eu recomendaria um da Cougar http://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao.fcgi?codigo=42761&origem=52&gclid=CLK4j8-Nt8sCFRUFkQodmMAFNQ

 

Sobre FANs extras, mantenho o que havia dito no post anterior.

 

1 Fan Traseiro - Porque? Ajuda a colocar o ar quente emitido pelo processador para fora do gabinete.

1 Fan Frontal - Porque? Seus HDs também precisam de uma circulação de ar.

1 Fan Superior - Porque? Acelera a subida do ar quente pra fora do gabinete,OU colocar na lateral do gabinete pra resfriar a VGA, caso seja necessário.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dinei

 

Já fiz o Edit, tinha digitado errado sobre a orientação do cooler lateral.

 

Sobre o cooler de 2000rpm, realmente me arrependi um pouco pelo barulho .. Ele aparenta ser muito bom, mas peca nesse aspecto. Se não conseguir me adaptar, terei de comprar outro :/

 

Com relação à disposição dos coolers, como só consigo ligar 2 extras por enquanto, deixei um na traseira e um superior como teste. Caso já consiga uma melhora significativa manterei assim.. Caso contrário tento na lateral como havia dito.

Provavelmente comprarei o terceiro esse mês ainda e posso deixá-lo na frente como você sugeriu.

No mais, estou apanhando para fazer uma organização melhor .. Conseguindo um resultado satisfatório, te mando uma mensagem mostrando.

Valeu pela atenção e pelas dicas!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro Fazza sobre o esquema dos cabos que te mostrei na foto, o esquema é colocar os cabos no vão da lateral das baias para HDs, por conta dele não ter espaço na lateral. Use algumas fitas Hellerman (abraçadeiras) pra amarrar os cabos.

 

Organização de cabos é assim mesmo. Da trabalho, mas depois, já era. Segue essa dica que da certo :thumbsup:

 

Segue uma foto do meu gabinete atual pra te incentivar

 

 

 

Ry_aNHM4.thumb.jpg.bd061f209b88af5b9c7e5f1c0eba0c10.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!