Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

construi um fonte com o regulador o CI LM317 e estou querendo adicionar uma proteção contra curto circuito que quando eu colocar as pontas de provas dela em curto ela me avisasse de alguma maneira sendo por um led ou desligando a fonte.

segui aqui em baixo o esquema que eu segui para construir

espanta-caes.gif

ficaria grato se alguem me ajudasse

Obrigado

• Membro VIP
Postado

Se deres uma pesquisada vais ver que o CI LM317 tem, internamente duas importantes proteções.

Uma delas é contra curto circuito. Ele é totalmente protegido sem ter de colocar mais nenhum componente.. Ele retira a tensão de saída em um curto. Desfeito o curto a tensão volta. Você não conseguiria externamente fazer uma proteção tão boa quanto a que ele já tem...

Uutra delas é a proteção térmica. Ele se protege se o aquecimento do mesmo estiver por levar a um valor que o danifique..

Desse modo, para previnir contra curto circuito não necessita fazer nada..

Já para sinalizar esse curto circuito, via acendimento de um led, uma das soluções possíveis é essa dai. Um led antes do CI que, via transistor se mantem apagado por ter tensão na saída da fonte. Um curto fará com que a tensão da saída caia a zero e dai o transistor corta e deixa o led acender..

Indicaodecurtocircuito_zps068869f7.jpg

Para pesquisar o ci digite no Tio Google LM317 e terás acesso ao datasheet dele, em PDF

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado
  leonardofx disse:
valeu ae faller, queria fazer isso e não sabia como.

no cazo daria para trocar o led por um buzzer ou não??

valeu pela resposta

Pode, mas tem de botar um buzzer com tensão de 12 Volts, por exemplo, com um zener de 12 Volts em paralelo a ele, no lugar do led... Note, o zener ligado corretamente, com seu catodo voltado para cima, para o popsitivo..

• 4 anos depois...
Postado

Se eu estiver usando esse tipo de aviso de curto com buzzer ou led em uma fonte com mais de uma saida, preciso fazer todo esse circuito pra cada saida ou tem alguma maneira de fazer um so e ligar em todas?

Postado
  Em 22/11/2017 às 19:03, Vittales disse:

Se eu estiver usando esse tipo de aviso de curto com buzzer ou led em uma fonte com mais de uma saida, preciso fazer todo esse circuito pra cada saida ou tem alguma maneira de fazer um so e ligar em todas?

Expandir  

Talvez com uma lógica com diodos seja possível usar o mesmo circuito em todas as saídas. 

Claro que não vai funcionar se a fonte for simétrica. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...