Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

E o Upsai FHT 1200 abriu o bico! E agora?

abluesados

Posts recomendados

Depois de alguns anos o meu filtro de linha abriu o bico. Protegeu meus equipamentos e é o que importa. Ao trocar o fusível o varistor, pecinha redonda marrom, abriu e soltou uma fumaça. Tenho ótimos amigos eletrotécnicos que podem fazer o serviço de reforma de graça, basta custear as peças. Então, compensa mandar arrumar? Vai ficar a mesma coisa? O Varistor tem vida útil?

No meu UPSAI estava ligado:

PC com fonte de 650 Watts Enermax (Phenom II, Ati 4890, 2X2 GB Corsair...)

PS3

LCD 32'

Impressora Epson K101 (adquirida a menos de 2 semanas)

Modem GVT

Zapper GVT

Estabilizador SMS 1,2 KVA que era usado APENAS para ligar um sistema 2.1 Edifier E3100

Media Player WDTV Live

HD Externo 1 TB Western Digital

OBS: Aterramento existente e cabos no novo padrão. Tudo funcionando (nem sempre ao mesmo tempo, é claro) há cerca de 2 anos e sem maiores problemas.

Hoje pela manhã ligamos uma TV de 20' tubo de 20 anos de idade no quarto de meu pai e dela saiu uma fumaça, mas a tv continua a funcionar, na mesma hora em que o Upsai "queimou". Coincidência, culpa da TV ou fator externo?

Enfim, ao Faller e demais amigos. Compensa arrumar o Upsai, ainda mais que estou quebrado esse mês?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membro VIP
Faller, varistor tem tempo de vida? Digo isso por conta da quantidade de equipamentos ligados no Upsai (tenho medo de extrapolar) e isso refletir na queima do equipamento.

Não, ele, o varistor nunca é influenciado com a quantidade de equipamentos ligados. O varistor e sua vida útil vai depender exclusivamente da quantidade de energia absorvida pelo mesmo ao longo dos tempos. Como esse energia depende do somatório da energia contida em surtos não é possível estimar um tempo de vida dele.. Cada surto é um diferente, não se sabe quando vai acontecer e não se sabe nem a tensão dele, nem a duração do mesmo, muito menos a energia latente..

Link para o comentário

Levei ali no meu amigo Mário. Retirou as soldas e passou os varistores no multímetro e 2 estão em curto e um ainda "resiste". Amanhã troca os 3. Faller, poderia me passar a especificação dos 3 resistores (eu estou falando resistor, pois não consigo achar o review do produto do forumpcs) e se existe uma marca X ou Y melhor deste tipo de peça. Obrigado.

EDIT: Se não me engano o Varistor que está no Upsai é esse:

http://proesi.com.br/varistor/varistor-s20k-275v-20d431k.html

20D431K

Contudo, minha visão biônica não conseguia garantir que o que eu lia era o que realmente está escrito no varistor.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...