Ir ao conteúdo

Liguei fonte 110 no 220 e ela parou de funcionar.Tem como arrumar ?

aender

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal , liguei sem querer a fonte da minha pedaleira (9v , 300mA) no 220 em vez do 110 e ela parou de funcionar.A fonte funcionava também no 220 mas eu não mudei a chave, aí ferrou. Bom eu saco um pouco de eletrônica, mas como essa fonte é pequena e tem um circuito um pouco mais complexo eu não sei se seria interessante ficar tentando arrumar, a não ser que fosse relativamente tranquilo.

E aí pessoal, será que daria para arrumar tranquilamente sem ter grandes problemas, ou será mais viável comprar outra.

Muito obrigado a todos.

Postado

Se vocÊ tiver algum dominio na área de elétrica verifica se tem um fusivel, ou capacitor/transistor próximo a entrada do cabo, se tiver troca ele e testa!

agora se você não se sentir seguro de fazer isso troca a fonte

Postado

Geralmente quando uma fonte queima por ligar na tensão errada os componentes que queimam são:

o fusível, os capacitores, e a ponte de diodo.

Se você conseguir verificar se algum desses componentes foi danificado você deve substituílos. O fusível é fácil de ver se está queimado ou não, os capacitores devem estar estourados, e para saber se os diodos da ponte estão queimados use um multímetro com teste de condutividade, se apitar curto é porque queimou.

Espero ter ajudado!

Postado

Muito obrigado 001gruder001,Rafinha_Coltro ,marceloveit e Pinhed. Bom, eu vou seguir as dicas de vocês, vou verificar inicialmente o fusível, depois os capacitores e o diodo pra ver. Se não der certo tá valendo também, encontrei uma fonte genérica que talvez resolva meu problema.

Abraço pessoal, valeu mesmo.

Postado

Primeiro você deve avaliar a proteção que é o fusível, algumas fontes tem uma

pequena proteção no núcleo da bobina primaria também.

Por um outro lado se estiver mais difícil de checar estes componentes vale a pena comprar uma fonte nova que não deve passar de R$15,00.

Postado

Uma fonte nova dessa bivolt automática custa uns 15 reais como mencionado.

Eu nem perderia tempo procurando defeito. Já botava fogo, bem isso já foi feito, e comprava a nova logo.

Em qualquer camelô você encontra.

Falou

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!