Ir ao conteúdo

Preciso de ajuda, dimensionamento de fio AWG

35P€C7R0

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Tenho um motor e necessito liga-lo em uma placa controladora, porém preciso fazer o calculo da resistência para saber qual o diam. de fio AWG que irei usar no motor.

Eu aprendi a fazer esse calculo, mas eu esqueci, pesquisei na internet e parece que tenho que usar a segunda lei de omhs, que diz:

R= RO.L/A

Correto?

porém as informações que tenho é a corrente que o motor consome e o comprimento do fio.

Alguem poderia me ajudar??

Postado
As informações necessárias são os dados de placa do motor: tensão, corrente nominal (In) e corrente de partida (Ip) ou a relação Ip/In. Como é um único motor use esta tabela de capacidade de corrente: http://www.celiomoliterno.eng.br/Arquivos/pirelli.pdf

A capacidade de corrente a considerar é de 1,25 x In para motor CA.

Obrigado pela ajuda Ricardo,

O motor que possuo é da china não vem nenhuma especificação nele dizendo sua corrente de partida, as informações que tenho é que ele consome 300mA 12V e o fio terá 200mm. O fio será de cobre.

Meu caro,

como o Ricardo bem lembrou, é necessário você consultar uma tabela para isso. No seu caso, a tabela apropriada é a de fios esmaltados, ou magnéticos. Abaixo tem um exemplo:

http://edufer.free.fr/016.html

Boa sorte. Abraço!

Henrique

consulte sempre um engenheiro eletrônico

Boa Noite Engº Frank

Frank verifiquei a tabela no qual voce me passou e segundo a corrente eu acho que o fio AWG 26 serve .. dele pra cima, confirma?

Att,

Postado
Achei que era um motor de grande potência. Pode usar AWG 24.

Obrigado pela ajuda Ricardo,

Na vdd eu usava um fio com diametro maior porém já troquei por outro menor, funcionou direitinho, mas queira fazer a conta para ter certeza de que no futuro nao vai dar problema. Eu lembro que já estudei isso vou tentar encontrar meu caderno com as anotações.

Pois eu lembro de uma fórmula em que o resultado é em AWG.

Postado

Só um lembrete...

Quanto maior o número AWG, menor é a bitola do fio.

Um fio AWG 24 tem bitola maior(ou área circular) que um fio AWG 28.

Em suma, quanto menor o número AWG, menor sua resistividade. Ela é medida em ohms por km (quilômetro). Quanto maior o número AWG, mais fino o fio é, e em consequencia disso, sua capacidade de trabalhar com um determinado valor de corrente é menor.

Postado
Só um lembrete...

Quanto maior o número AWG, menor é a bitola do fio.

Um fio AWG 24 tem bitola maior(ou área circular) que um fio AWG 28.

Em suma, quanto menor o número AWG, menor sua resistividade. Ela é medida em ohms por km (quilômetro). Quanto maior o número AWG, mais fino o fio é, e em consequencia disso, sua capacidade de trabalhar com um determinado valor de corrente é menor.

Sim disso eu sei JAMBAO.. o que eu quero saber é >> tenho tal motor e segundo calculos defino o diametro do fio a ser ligado... é preciso fazer algum calculo (eu lembro que tinha um nao tenho certeza) ou é só olhar na tabela... QUERO E PRECISO APRENDER SOBRE ISSO entende?? Obg,.,.,

Postado

Bom... O que eu sei é que... Sabendo a corrente que o motor consome, eu procuro uma tabela que tenha a informação da capacidade do fio e e com base nisso, vejo qual o diãmetro(naverdade, seu numero AWG) a ser usado. Óbvio que não vou usar um fio que aguente a mesma corrente que o motor consome. Vou dar uma folga para um trabalho mais folgado. Se o motor consome 300 mA, vou usar um fio que aguente pelo menos o dobro disso ou próximo de 600 mA.

Eu tenho uma tabela muito boa mas no momento meu scanner está inativo. Procurei na rede uma tabela com informações de corrente máxima dos fios esmaltados e achei essa tabela quebra-galho.

<a  href=%7Boption%7Dhttp://img203.imageshack.us/img203/2071/tabelaawg.jpg' alt='tabelaawg.jpg'>

Fiz um Print Screen da tabela. Não está completa mas tem a informação do fio que você quer usar.

Se existe tabela onde se tem informação da capacidade máxima de corrente do fio, não há necessidade de cálculo.

Veja que a informação do seu fio(AWG 24) eu marquei com círculos vermelhos.

Postado
Bom... O que eu sei é que... Sabendo a corrente que o motor consome, eu procuro uma tabela que tenha a informação da capacidade do fio e e com base nisso, vejo qual o diãmetro(naverdade, seu numero AWG) a ser usado. Óbvio que não vou usar um fio que aguente a mesma corrente que o motor consome. Vou dar uma folga para um trabalho mais folgado. Se o motor consome 300 mA, vou usar um fio que aguente pelo menos o dobro disso ou próximo de 600 mA.

Eu tenho uma tabela muito boa mas no momento meu scanner está inativo. Procurei na rede uma tabela com informações de corrente máxima dos fios esmaltados e achei essa tabela quebra-galho.

<a  href=%7Boption%7Dhttp://img203.imageshack.us/img203/2071/tabelaawg.jpg' alt='tabelaawg.jpg'>

Fiz um Print Screen da tabela. Não está completa mas tem a informação do fio que você quer usar.

Se existe tabela onde se tem informação da capacidade máxima de corrente do fio, não há necessidade de cálculo.

Veja que a informação do seu fio(AWG 24) eu marquei com círculos vermelhos.

Muito obrigado JAMBAO!

Agora esclareci minha dúvida, é porque eu pesquisei algumas tabelas e não estavam claras... por exemplo no campo (omhs/km) eu achava que deveria medir a resistencia do mesmo.. mas essa tabela que você me passou ja tem a capacidade de amperes..

O fio que eu estou usando atualmente, tem 1,60mm de diametro externo, ou seja, pela tabela ele corresponde AWG 15 então tem uma grande folga da capacidade de corrente.

Correto?

se você puder postar depois a sua tabela.. aquela que você ia scanear fico grato.

Att.

Fabrício.

Postado

Consegui achar um lugar onde se tem a tabela que eu tenho e que não pude digitalizá-la.

É um arquivo pdf de uma tabela completíssima. Agora tens informações até não poder mais. Baixe o documento, imprima-o e guarde-o para uso futuro. Essa tabela é completa e melhor que a que eu postei anteriormente.

Eis a danada!

http://www.813am.qsl.br/artigos/teoria/Tabela_AWG.pdf

Abração

.

.

O fio que você está usando, AWG 15, é muito grosso. Claro que ele atende e até demais. Não precisa um exagero dessa envergadura. Um cabinho desse usados em fonte de alimentação de PC já atende e com folga e bota folga nisso, Quanto mais esse que tu estás usando: AWG 15. Nada contra mas não precisa exagerar. Cabo que se usa em fonte de PC é AWG 18. Alguns usam AWG 20.

Em vez de tu comprar fio esmaltado AWG 24, tu podes usar cabinhos de fonte de PC que estão queimadas ou com falhas. Só retirar os fios e usar. Nem precisas comprar. E ainda tem mais... Um cabinho desses não é feito com fio rígido e sim com vários fios o que diminui a resistividade do cabo e aumenta a capacidade de corrente comparando com um fio rígido de mesmo calibre.

Postado
Consegui achar um lugar onde se tem a tabela que eu tenho e que não pude digitalizá-la.

É um arquivo pdf de uma tabela completíssima. Agora tens informações até não poder mais. Baixe o documento, imprima-o e guarde-o para uso futuro. Essa tabela é completa e melhor que a que eu postei anteriormente.

Eis a danada!

http://www.813am.qsl.br/artigos/teoria/Tabela_AWG.pdf

Abração

.

.

O fio que você está usando, AWG 15, é muito grosso. Claro que ele atende e até demais. Não precisa um exagero dessa envergadura. Um cabinho desse usados em fonte de alimentação de PC já atende e com folga e bota folga nisso, Quanto mais esse que tu estás usando: AWG 15. Nada contra mas não precisa exagerar. Cabo que se usa em fonte de PC é AWG 18. Alguns usam AWG 20.

Em vez de tu comprar fio esmaltado AWG 24, tu podes usar cabinhos de fonte de PC que estão queimadas ou com falhas. Só retirar os fios e usar. Nem precisas comprar. E ainda tem mais... Um cabinho desses não é feito com fio rígido e sim com vários fios o que diminui a resistividade do cabo e aumenta a capacidade de corrente comparando com um fio rígido de mesmo calibre.

então o fio que tenho aqui no motor é menor do que o fio da fonte... é que eu medi ele com o paquimetro nao sei se eu medi corretamente.. mas acho ele já fino.. depois vou medir de novo para confirmar seu diam.

Postado

.

.

A coluna ohms por quilômetro (ohms/km) informa a resistencia do fio com o comprimentode 1000 metros ou 1 km. Com essa informação pode-se usar para saber qual é a resistência de um determinado comprimento de fio. Pode-se inclusive, criar resistores de precisão com base nesse valor. Mas entenda que esse valor de resistência para um determinado comprimento é só para um fio unifilar. Um cabo que contenha vários fios vai ter um valor de resistencia bem menor porque os fios estão em paralelo. Essa tabela é muito usada para quem clacula bobinas com grande número de espiras quando se quer obter um determinado valor de indutãncia e se deseja um baixo valor de resistência.

Por exemplo... 1 espira de fio de cobre esmaltado AWG 20 com um determinado diãmetro tem a mesma indutãncia de 1 espira de fio de cobre esmaltado AWG 16. Então, qual é a diferença? A diferença é que a espira de fio AWG 16 por ter uma resitência menor, tem uma capacidade maior de corrente. Agora, imagine isso com dezenas e dezenas de voltas de fio? Com o mesmo diãmetro para se ter a mesma indutância?

Enfim, a coluna de ohms por km serve para uma série de trabalhos. Também tem a coluna de ohms por quilograma. Com base nessa coluna, em vez de você comprar tantos metros de fio, você compra por peso. Há lojas que só vendem por peso e não por comprimento. Outra maneira de saber a resistência da bobina, com base no peso dela, pode-se saber qual a resistência da bobina em função do calibre do fio.

Postado

.

.

Cara...

AWG 15, como tu informou é um fio de 1,5 mm de diâmetro. Corrente máxima dele é 4,95 A

Não esquenta muito a cabeça. Cata uns fios de fonte de alimentação de PC e faz seu trabalho. Ele aguenta e muito e ainda tem folga.

• Coordenador
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...