Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte com pfc ativo conectada em nobreak da SMS


foxchalie

Posts recomendados

Esse No-Break entrega 825 Watts de potência (FP = 0,55).. Já fica sub-dimensionado..

 

Nem fiz conta, nem nada, mas imagino que seu PC não consuma nem metade desses 1050 Watts.. Capaz de ficar mais barato uma fonte adequada ao seu PC + No-Break bem dimensionado, do que um No-Break dimensionado pra essa fonte de 1050 Watts..

 

Qual a sua configuração??

 

Realmente parece ser mais viavel...

So lembro de dois itens agora

Processador intel core i7 4770k 3.4ghz

Placa de video VGA Zotac GeForce GTX 560 2048MB (2GB) DDR5 256bits PCI-Express ZT-50709-10M

logicamente o que fiquei mais tenso quando comprei a fonte foi a placa de video.

Vou ver direito e posto aqui

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente parece ser mais viavel...

So lembro de dois itens agora

Processador intel core i7 4770k 3.4ghz

Placa de video VGA Zotac GeForce GTX 560 2048MB (2GB) DDR5 256bits PCI-Express ZT-50709-10M

logicamente o que fiquei mais tenso quando comprei a fonte foi a placa de video.

Vou ver direito e posto aqui

Uma configuração completa extremamente parruda, com I7 top de linha overclockado, placa-mãe top, vários pentes de memória e com a GTX 560 consome cerca de 350w:

 

http://images.anandtech.com/graphs/graph4344/37906.png

 

Em jogos, o consumo tende a ser menor:

 

http://images.anandtech.com/graphs/graph4344/37905.png

 

Hardware usado nestes testes: http://www.anandtech.com/show/4344/nvidias-geforce-gtx-560-top-to-bottom-overclock/3

 

Sua configuração sendo bem mais simples que que a usada no teste, certamente, consome bem menos. Resumindo, você tá usando uma fonte de 1050w numa configuração que não chega a 300w de consumo. Desperdício de grana.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma configuração completa extremamente parruda, com I7 top de linha overclockado, placa-mãe top, vários pentes de memória e com a GTX 560 consome cerca de 350w:

 

http://images.anandtech.com/graphs/graph4344/37906.png

 

Em jogos, o consumo tende a ser menor:

 

http://images.anandtech.com/graphs/graph4344/37905.png

 

Hardware usado nestes testes: http://www.anandtech.com/show/4344/nvidias-geforce-gtx-560-top-to-bottom-overclock/3

 

Sua configuração sendo bem mais simples que que a usada no teste, certamente, consome bem menos. Resumindo, você tá usando uma fonte de 1050w numa configuração que não chega a 300w de consumo. Desperdício de grana.

Realmente amigo.. Só agora vejo a besteira que eu fiz. Vou providenciar uma outra fonte. Vou comprar esse nobreak apc porém com uma fonte que não seja pfc ativo. Você saberia alguma pra me indicar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente amigo.. Só agora vejo a besteira que eu fiz. Vou providenciar uma outra fonte. Vou comprar esse nobreak apc porém com uma fonte que não seja pfc ativo. Você saberia alguma pra me indicar?

Você prefere usar um nobreak prejudicial à seu PC do que usar uma fonte de qualidade? Não estou entendendo esse seu pensamento... E outra, sendo a fonte com ou sem PFC ativo, nobreaks de onda quadrada possuem estabilizadores em seu interior e são extremamente prejudiciais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você prefere usar um nobreak prejudicial à seu PC do que usar uma fonte de qualidade? Não estou entendendo esse seu pensamento... E outra, sendo a fonte com ou sem PFC ativo, nobreaks de onda quadrada possuem estabilizadores em seu interior e são extremamente prejudiciais.

Então o que eu faço? Deixo a fonte e compro um nobreak compatível? Creio que seja muito caro um nobreak que atenda essa fonte

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então o que eu faço? Deixo a fonte e compro um nobreak compatível? Creio que seja muito caro um nobreak que atenda essa fonte

Ainda não entendi porque você quer um nobreak. Sua máquina é um servidor? Você utiliza ela para atividades sensíveis (manipulação de dados, imagens, vídeos, etc)?

 

Pela sua configuração me parece um equipamento para jogos e, sendo para isso, não vejo nenhum motivo pra se colocar um nobreak. Nobreaks são equipamentos voltados para máquinas que não podem desligar em hipótese alguma (servidores, equipamentos hospitalares, etc). A função deles é evitar que os equipamentos desliguem. Eles não protegem seu equipamento de danificar em uma queda de energia, se é o que você está pensando. Quem faz isso são os protetores contra surtos (AntiSurges), como este: http://www.lojaclamper.com.br/index.php/produtos/protecao-geral/clamper-multi-protec-o-transparente.html

 

Abraços.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não entendi porque você quer um nobreak. Sua máquina é um servidor? Você utiliza ela para atividades sensíveis (manipulação de dados, imagens, vídeos, etc)?

Pela sua configuração me parece um equipamento para jogos e, sendo para isso, não vejo nenhum motivo pra se colocar um nobreak. Nobreaks são equipamentos voltados para máquinas que não podem desligar em hipótese alguma (servidores, equipamentos hospitalares, etc). A função deles é evitar que os equipamentos desliguem. Eles não protegem seu equipamento de danificar em uma queda de energia, se é o que você está pensando. Quem faz isso são os protetores contra surtos (AntiSurges), como este: http://www.lojaclamper.com.br/index.php/produtos/protecao-geral/clamper-multi-protec-o-transparente.html

Abraços.

Desculpe minha ignorância amigo, realmente pensava que o que protegia os equipamentos era o nobreak. Já perdi placa de rede, modems e roteadores com picos de energia..

Se possível,me tire mais uma dúvida por favor.. Com esse equipamento que mencionou, eu estou salvo desses tipos de fatalidade ou existem equipamentos específicos para tal? Outra coisa, quando há uma queda de energia, Utilizando esse equipamento, o equipamento é desligado?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe minha ignorância amigo, realmente pensava que o que protegia os equipamentos era o nobreak. Já perdi placa de rede, modems e roteadores com picos de energia..

Se possível,me tire mais uma dúvida por favor.. Com esse equipamento que mencionou, eu estou salvo desses tipos de fatalidade ou existem equipamentos específicos para tal? Outra coisa, quando há uma queda de energia, Utilizando esse equipamento, o equipamento é desligado?

Seus equipamentos queimaram, possivelmente, devido à um surto de energia. Quem trata esse tipo de coisa é um AntiSurto, como o que recomendei.

 

Entenda: o que queima equipamentos não é a queda de energia em sí, mas sim os surtos de energia que podem ou não acompanhar a queda de energia.

 

Utilizando um Antisurto corretamente (protegendo seu equipamento na rede elétrica, no cabo de telefone que vai ao modem (internet ADSL) e no Coaxial da TV a cabo), você tem uma proteção muito alta contra este tipo de problema. Obviamente que, em se tratando de um raio, com todo seu poder, não existe um equipamento elétrico que garanta 100% de proteção.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seus equipamentos queimaram, possivelmente, devido à um surto de energia. Quem trata esse tipo de coisa é um AntiSurto, como o que recomendei.

 

Entenda: o que queima equipamentos não é a queda de energia em sí, mas sim os surtos de energia que podem ou não acompanhar a queda de energia.

 

Utilizando um Antisurto corretamente (protegendo seu equipamento na rede elétrica, no cabo de telefone que vai ao modem (internet ADSL) e no Coaxial da TV a cabo), você tem uma proteção muito alta contra este tipo de problema. Obviamente que, em se tratando de um raio, com todo seu poder, não existe um equipamento elétrico que garanta 100% de proteção.

Muito obrigado pelos esclarecimentos. Vou providenciar o equipamento indicado. =)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Procure ler para entender que um surto de tensão nem sempre entra em seu PC, de modo destrutivo, proveniente da rede elétrica. Pode adentrar pela rede telefônica ou de TV a cabo, dependendo por onde entra sua internet: Por que adotar proteção adicional na linha telefônica e de TV a cabo?   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procure ler para entender que um surto de tensão nem sempre entra em seu PC, de modo destrutivo, proveniente da rede elétrica. Pode adentrar pela rede telefônica ou de TV a cabo, dependendo por onde entra sua internet: Por que adotar proteção adicional na linha telefônica e de TV a cabo?   

Eu corcondo faller, mas já tive a infeliz experiência de ter minha placa de rede queimada em um desses picos de energia. Ontem meu modem queimou também devido as fortes chuvas que ocorreu aqui em SP. Por isso não queria mais passar por isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu corcondo faller, mas já tive a infeliz experiência de ter minha placa de rede queimada em um desses picos de energia. Ontem meu modem queimou também devido as fortes chuvas que ocorreu aqui em SP. Por isso não queria mais passar por isso.

E possível que coloques um no-break ultra power, de custo elevado, coisa de R$ 2.000,00 e continue queimando placa de rede e modems por ai.. Estas protegendo as janelas e deixando abertas deixando abertas as portas de entrada..

Visivelmente me parece que surtos de tensão ai estão entrando pela sua linha telefonica ou pela cabo da TV a cabo.

Como entra sua internet ai na sua casa???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E possível que coloques um no-break ultra power, de custo elevado, coisa de R$ 2.000,00 e continue queimando placa de rede e modems por ai.. Estas protegendo as janelas e deixando abertas deixando abertas as portas de entrada..

Visivelmente me parece que surtos de tensão ai estão entrando pela sua linha telefonica ou pela cabo da TV a cabo.

Como entra sua internet ai na sua casa???

Minha internet é ADSL então é pelo cabo de telefone. Hoje realizei a compra de um DPS de 8 tomadas com contador de surtos conforme até você indica no seu post. Acho que com este estou mais protegido, certo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora pensastes com a cabeça...

 

Melhor que isso só se sua tomada tiver aterramento.. E claro, se fizeres passar a linha telefônica por ele, antes da mesma adentrar o modem...

Vivendo e aprendendo né faller. Eu realmente pensava que um no-break protegia os equipamentos. Por sorte, com sua ajuda e do amigo braconius pude fazer a escolha certa!!

 

Muito obrigado mais uma vez pelos esclarecimantos amigos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Gostei muito do tópico, li todos posts e ainda fiquei com uma dúvida: uma fonte de 650w significa que ela vai consumir 650w ou que poderá alimentar ATÉ 650w? Com ela vou gastar mais energia ou apenas conforme o pc demandar, desde que até 650w?

 

Peguei essa pelo custo x benefício... a de 550w daria conta do recado, mas a diferença de preço era R$50, então achei por bem pegar uma um pouco mais potente para me garantir caso queira adicionar mais itens. É uma Corsair RM650, com selo 80 plus Gold (87% de eficiência). Configurações: Core i7 4790, Gibabyte Z97-D3H, 2x8GB Kingston HyperX Beast 1600mhz, R7 250X da Sapphire, 2 hds 7200rpm, 1 ssd 60gb, 4 fans 12mm, 1 DVD/RW, e menos de 1 metro de fitas de led. Não pretendo fazer overclock em nada.

 

Outra coisa, uso nobreak, pois meu pc é para trabalho e gosto de me prevenir. O meu é um SMS 700VA, que pelo jeito vai ficar subdimensionado para a máquina nova... ou será que meu hardware consumindo menos de 650w o nobreak dá conta? Se bem que com tantas coisas negativas apontadas estou pensando seriamente. Sem contar que minha fonte tem PFC ativo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já escrevi sobre as mazelas de se "aproveitar" e adotar uma fonte com potência superior, e muito superior a exigência. Uma dessas mazelas é relatada ai, com detalhes, na dica de número 8. Aproveite para ler e saber que sua decisão de comprar super dimensionado na fonte terá que ser mantida, agora na compra de um no-break..

Leia ai: 10 Boas razões para você evitar super dimensionar a fonte de seu PC   

 

Eu acho que a resposta de sua pergunta está ai na dica de número 8..

 

Ademais, fonte para sua config que demanda no pico do pico é de apenas 266 Watts. Qualquer fonte decente que oferecesse pelo menos uns 350 Watts já tocaria com boa folga essa sua config.. O que você faz?? Tasca ai uma fonte de 650 Watts..

Veja ai o racional de cálculo da demanda de pico de sua config:

silvie_zps65525c17.jpg

 

Agora sabes, pelo menos, que tens ai guardados dentro de sua fonte, uma capacidade de alimentar de cerca de 650-266 = 384 Watts, mais do que o necessário para alimentar outra dessas configs..

Do ponto de vista de demanda, de parte de um no-break, até vou exagerar e colocar fonte de 430 Watts, seria de 430/0,80 + 40 = 577 Watts ou no mínimo 1.150 VA's e não de 1.600 VA's necessários para a outra fonte, a de 650 Watts..

 

Adote um no-break com geração senoidal pura pois sua fonte tem PFC ativo..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummm, pois é. Com base em tudo isso, decidi abandonar o nobreak, afinal, ele também funciona como estabilizador e já se sabe que estabilizador atrapalha, especialmente as fontes com PFC ativo. E foram poucas as vezes que tive queda de energia e precisei do nobreak de fato... acho que o benefício eventual não está compensando.

 

Já em relação à fonte, até pensei em trocá-la na loja por uma de menor potência, pois nem usei ainda. Mas li também isso:

 

 

É importante entender que a fonte de energia somente vai fornecer a potência que o sistema requer, e nada mais. Se o seu sistema tem uma fonte de 400W e em determinado momento este sistema somente requer 250W, a fonte somente vai fornecer 250W.
Se você trocar a sua fonte de 400W para uma de 600W (o upgrade faz sentido, pois existem várias vantagens em se usar a fonte em um percentual abaixo de sua capacidade máxima), o que indicará se você vai gastar ou não mais energia é a EFICIÊNCIA da fonte.
[...]
Fica claro, portanto, que a maior “folga” do modelo de 600W lhe permitirá operar com uma maior eficiência (na maioria dos casos)

 

Fonte: http://waz.com.br/blog/2012/07/09/wazzup-fontes-por-que-preferir-uma-fonte-de-potencial-real/

 

Então, como já comprei mesmo, acho que vou deixar para lá. Que fique a lição, para numa nova compra eu pegar uma fonte de 500w, 550w, sabendo que ainda assim estaria com bastante "folga".

 

Faller, obrigada por todas as informações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Já escrevi sobre as mazelas de se "aproveitar" e adotar uma fonte com potência superior, e muito superior a exigência. Uma dessas mazelas é relatada ai, com detalhes, na dica de número 8. Aproveite para ler e saber que sua decisão de comprar super dimensionado na fonte terá que ser mantida, agora na compra de um no-break..

Leia ai: 10 Boas razões para você evitar super dimensionar a fonte de seu PC   

 

Eu acho que a resposta de sua pergunta está ai na dica de número 8..

 

Ademais, fonte para sua config que demanda no pico do pico é de apenas 266 Watts. Qualquer fonte decente que oferecesse pelo menos uns 350 Watts já tocaria com boa folga essa sua config.. O que você faz?? Tasca ai uma fonte de 650 Watts..

Veja ai o racional de cálculo da demanda de pico de sua config:

silvie_zps65525c17.jpg

 

Agora sabes, pelo menos, que tens ai guardados dentro de sua fonte, uma capacidade de alimentar de cerca de 650-266 = 384 Watts, mais do que o necessário para alimentar outra dessas configs..

Do ponto de vista de demanda, de parte de um no-break, até vou exagerar e colocar fonte de 430 Watts, seria de 430/0,80 + 40 = 577 Watts ou no mínimo 1.150 VA's e não de 1.600 VA's necessários para a outra fonte, a de 650 Watts..

 

Adote um no-break com geração senoidal pura pois sua fonte tem PFC ativo..

@faller, apos alguns meses utlizando aquele contador de surtos que me indicou, houve um surto de energia onde meu aparelho contabilizou um surto eletrico. Mas a minha duvida é: é possivel resetar para zerar a contagem? Pois ele fica lá apitando e com a luz piscando para informar que contabilizou o surto. Ja desliguei o aparelho e nada. Se puderes me ajudar, fico agradecido. Boa noite amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@faller, apos alguns meses utlizando aquele contador de surtos que me indicou, houve um surto de energia onde meu aparelho contabilizou um surto eletrico. Mas a minha duvida é: é possivel resetar para zerar a contagem? Pois ele fica lá apitando e com a luz piscando para informar que contabilizou o surto. Ja desliguei o aparelho e nada. Se puderes me ajudar, fico agradecido. Boa noite amigo.

 

Excelente pergunta para se fazer para a Clamper. Eu sequer tenho esse filtro e nunca tive ele na mão.. use o fale conosco da Clamper (deve ter, sei lá) e faça essa pergunta e dai conte para nós o que foi dito...  Te garanto que será de extrema utilidade..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!