Ir ao conteúdo

Como testar esse transistor?

R0g3rynh0

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,estou querendo saber se posso medir um transistor de potencia mosfet com meu multímetro digital,o transistor aparece na figura n° 12 nesse teste do Clube,com nome de "TK13A50DA".

Ví esse video,más nele é usado um multímetro analógico e eu só tenho o digital.

Queria saber se é válido eu colocar meu multímetro digital na escala de medir diodos,e aplicar os mesmos métodos que o Burgos no vídeo dele,pra medir meu transistor...quer dizer, medir meu mosfet colocando a ponta de próva negativa do meu multímetro(preta)no dreno e a positiva no source e esperando que só assim ele conduza,pois se conduzir de outra forma estará ruim...é isso?É válido com meu multímetro na escala de diodo?:confused:

Estou com essa dúvida porque recentemente aprendi a medir transistores PNP e NPN nessa escala de diodo,más não sei se vale pro mosfet.

Postado

Opa amigo,obrigado pela intenção...más o que perguntei foi sobre medir um transistor de potencia mosfet(esse aqui),com um multímetro digital.Esses transistores NPN/PNP eu já aprendi a medir como disse antes.O que quero saber é se posso medir esse transistor mosfet,com um multímetro digital na escala de diodo(ou seria em outra escala?:confused: ),usando os métodos do autor do vídeo que indiquei.

Postado
Opa amigo,obrigado pela intenção...más o que perguntei foi sobre medir um transistor de potencia mosfet(esse aqui),com um multímetro digital.Esses transistores NPN/PNP eu já aprendi a medir como disse antes.O que quero saber é se posso medir esse transistor mosfet,com um multímetro digital na escala de diodo(ou seria em outra escala?:confused: ),usando os métodos do autor do vídeo que indiquei.

Do gate para o surce existe uma capacitância, é isso que deve ser medida.

Não deve se importar com a capacitância, apenas deve existir.

Em outras palavras, não tem que haver resistência, é como se fosse aberto.

Do dreno para o source é como um diodo.

Internamente vai existir um diodo de proteção polarizado inversamente e é isso que deve ser medido mas não não tome isso como regra pois existem alguns mosfets que não tem este diodo interno, então vai parecer estar totalmente aberto.

Ao medir deve-se sempre tomar cuidado em descarregar o gate no source pois senão ele poderá parecer que está em curto-circuito pois pode em certo momento estar acionado.

O certo é ver no datasheet e conferir no multímetro.

Postado

Bom,então se o transistor mosfet tiver esse diodo de proteção do dreno para o source,ele deve mesmo ser medido na escala de diodo?Eu medi assim,é só dessa forma houve condução...

primeiromosfet.jpg

segundomosfet.jpg

Só conduzindo dessa forma,indica que esse transistor está bom?Eu baixei aqui o datasheet desse transistor más não entendo nem uma vírgula dele:unsure:.Tem lá umas coisas tipo

"Drain-source breakdown voltage"

"Simbol:V (BR) DSS / Test Condition:ID = 10 mA, VGS = 0 V

Min: 500 / Typ.--- / Max:--- / Unit: V"

Enfim,até aqui esse datasheet não me ajudou em nada.

Outra coisa,se o transistor mosfet não tiver esse diodo de proteção,o teste a ser feito seria o teste da capacitância que você mencionou,do gate para o source e pode ser feito no multímetro também?

Ah,e valeu pela resposta...

Postado
Apenas para reforçar a conceito de alguns itens.. de uma olhada no artigo abaixo, vai ajudar :

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/6417-art977

Valeu cara...já tinha visto os tutos do Braga,nesse ai que tú indicou ele fala dos diferentes tipos de mosfet,como esses com diodo e algumas aplicações possíveis.

Aliás vi aqui que meu transístor tem diodo de proteção(pelo menos foi o que entendi vendo o datasheet agora).

datasheettransistormosf.jpg

Olhando o datasheet notei que o diodo de proteção tem o catodo apontado pro dreno e o anodo do lado do source...então por isso que o albert_emule disse que ele deve ser inversamente polarizado(com relação ao mosfet?).Se for isso é mais fácil de entender porque a negativa vai no dreno(que seria o catodo)e a positiva no source(anodo),eu acho:D.Se for isso penso que minha medição está certa,más certeza que é bom...:naonao:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!